TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Separação de Misturas

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Métodos de separação de misturas

Processos mecânicos

Usados para separar misturas heterogêneas sem que haja necessidade de nenhuma transformação física (como por exemplo, mudança de fase de agregação).

CATAÇÃO _ Separar os componentes de uma mistura heterogênea de dois ou mais sólidos baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas. Ex: pedra e feijão.

PENEIRAÇÃO OU TAMISAÇÃO _ usando uma peneira separam-se os componentes de uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente. Ex: areia e cascalho.

VENTILAÇÃO _ usando uma corrente de ar para separar os componentes de uma mistura de sólidos, sendo um deles mais leve que o outro. Ex: grãos de café e suas cascas.

SEPARAÇÃO MAGNÉTICA _ utilizada para separar misturas de sólidos nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um imã. Ex: ferro e enxofre.

LEVIGAÇÃO _ usada para separar misturas de sólidos quando um dos componentes é facilmente arrastado por um líquido enquanto o outro componente mais denso não é. Ex: ouro e areia.

FLOTAÇÃO OU SEDIMENTAÇÃO FRACIONADA _ utilizada para separar misturas de sólidos cujos componentes apresentam uma acentuada diferença de densidade, adicionando-se um líquido de densidade intermediária. Ex: areia e serragem.

DISSOLUÇÃO FRACIONADA _ usada para separar misturas de sólidos que se baseia na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Ex: sal e areia.

FILTRAÇÃO COMUM _ utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido com o auxílio de um filtro. Ex: água e areia.

FILTRAÇÃO A VÁCUO _ processo de filtração acelerado por uma trompa de vácuo que “suga” o ar existente na parte interior do kitassato o que permite um escoamento mais rápido do líquido. Ex: água e carbonato de cálcio.

DECANTAÇÃO _ usada na separação de líquido-sólido ou líquido-líquido (imiscíveis, não se misturam), onde a fase mais densa sedimenta-se. Ex: óleo em água.

CENTRIFUGAÇÃO _ acelera o processo de decantação. Utilizando um aparelho denominado centrifuga, fazendo com que as partículas de maior densidade fiquem no fundo do tubo. Ex: plasma e células sanguíneas.

No processo de tratamento da água as companhias utilizam os processos mecânicos de filtração e decantação além de outros processos químicos para purificação da água.

Processos Físicos

Utilizados para separar misturas homogêneas nos casos em que é necessária uma transformação física, como mudança de fase de agregação.

DESTILAÇÃO SIMPLES _ utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido nas quais os componentes têm pontos de ebulição muito diferentes. Ex: água e cloreto de sódio.

DESTILAÇÃO FRACIONADA _ usada para separar misturas homogêneas não azeotrópicas do tipo líquido-líquido. Ex: componentes do petróleo.

CRISTALIZAÇÃO FRACIONADA _ quando todos os componentes são dissolvidos em um líquido, mas cada um sofre cristalização separadamente. Ex: purificação da acetanilida usando água como solvente.

SUBLIMAÇÃO FRACIONADA _ usada para purificar substâncias que sofrem sublimação facilmente. Ex: cânfora, iodo e naftaleno.

CROMATOGRAFIA _ nesse processo, os componentes de uma mistura de sólidos em solução são separados e identificados pela cor. Ex: tinta de caneta.

FUSÃO FRACIONADA _ é um processo utilizado para separar sólidos cujo ponto de fusão são muito diferentes. Ex: processo de obtenção do enxofre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (520.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com