TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clínico Antipsicóticos

Por:   •  27/4/2020  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Caso clínico 3

 Antipsicóticos

Aluno: Rafael Vilela Grassi Santos

  1. Antipsicóticos apresentam diversos efeitos adversos, que causam alterações motoras, como espasmos, coreia e movimentos incontroláveis. Apresentam grande afinidade e ocupação pelos receptores dopaminérgicos.

  1.  Haloperidol: é um antipsicótico típico de alta potência. Agem como antagonistas dopaminérgicos bloqueando os receptores dopaminérgicos.

Clozapina: é um antipsicótico atípico. Apresenta menor afinidade por receptores dopaminérgicos, além disso, modulam outros receptores de neurotransmissores como antagonistas.  A clozapina é um medicamento considerado lento. Usada para tratar discenesia tardia.

 

  1. O Haloperidol age bloqueando receptores dopaminérgicos, impedindo com que a dopamina se ligue a ele. Isso explica um dos seus efeitos colaterais que é discinesia tardia, uma vez que a dopamina não consegue se ligar ao seu receptor, ela então não consegue controlar os movimentos voluntários. A discinesia tardia é caracterizada por movimentos involuntários rítmicos da língua, face, boca ou maxilares.

  1.  A dopamina é responsável por inibir a liberação de prolactina pela hipófise, como o haloperidal bloqueia os receptores de dopamina, a dopamina não consegue inibir a prolactina, levando a um quadro de hiperprolactinemia.
  1.  Devido ao quadro de hiperprolactenemia, que levou a ginecomastia, e devido a discinesia tardia, que provoca movimentos involuntários que são desconfortáveis para o paciente. O uso de clozapina trata a discinesia tardia e por ser um agonista parcial não provoca a hiperprolactenemia.
  1.  A clozapina demora de meses a 2 anos para fazer efeito, e o seu principal efeito colateral é a agranulocitose, que é caracterizada pela queda acentuada de neutrófilos, leucócitos e basófilos. Esse quadro de agranulocitose se reverte sozinho com o tempo, sem precisar de intervensão, porém, é necessário realizar controle hematológico semanal até 18 semanas, após esse período, o controle passa a ser mensal.
  1. Embora a clozapina demore em fazer efeito, no paciente em questão, o seu efeito antipsicótico foi eficaz, e mesmo sem apresentar melhoras motoras, a clozapina não provoca discinesia tardia e é usada para tratar esse quadro. Por isso, o médico optou por manter esse tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com