TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Descarte de Medicamentos

Por:   •  5/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.229 Palavras (21 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 21

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        6

3.1 Objetivo Geral        6

3.2 Objetivos Específicos        6

4. MÉTODOS        7

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO        8

5.1 RESÍDUOS SÓLIDOS        8

5.1.1 Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSSS)        8

5.1.2 Classificação Dos RSS        9

5.1.3 Grupo B        11

5.1.4 Grupo C        11

5.1.5 Grupo D        12

5.1.6 Grupo E        12

5.1.7 Grupo ES        12

6.  MEIO AMBIENTE        13

7. DESTINO DOS FÁRMACOS NO MEIO AMBIENTE        14

8. LEGISLAÇÃO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS        15

9. PREJUIZOS NO MEIO AMBIENTE        20

10. RESULTADOS E ANÁLISE        21

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS        31

    12. REFERÊNCIAS        33

1 INTRODUÇÃO

Os maiores problemas ambientais são causados pelo homem, devido ao uso inadequado dos recursos naturais e conseqüente impactos ambientais. No processo de obtenção dos recursos necessários para produção de bens de consumo e serviços, tem-se a geração de resíduos os quais não estão mais sendo absorvidos por esse meio. Antigamente na humanidade, a população era pequena e o meio ambiente conseguia compensar os impactos sofridos por tal agressão, sendo assim, não ocorriam desequilíbrios ambientais significativos.

           Dessa forma, atualmente, o lixo tem-se transformado em um dos maiores problemas ambientais globais. Diariamente, toneladas de resíduos são coletadas de residências, comércio e indústrias. De acordo com ANVISA (2006), no Brasil são geradas cerca de 120 mil toneladas de lixo por dia, sendo que 1 a 3% desse total é produzido por estabelecimentos de saúde e, destes, 10% a 25% representam risco ao meio ambiente e a saúde da população.

Neste contexto, o referido estudo apresenta o seguinte questionário norteador: Como a população descarta os medicamentos? A população é orientada dos prejuízos caudados devido ao descarte inadequado dos medicamentos em seus domicílios?

           Com a pesquisa de campo realizada e a analise dos dados adquiridos foi possível avaliar uma parte desta população da zona leste de São Paulo o seu nível de orientação.

2 JUSTIFICATIVA

Na prática profissional farmacêutica pode-se verificar que muitas vezes não ocorre um compartilhamento de responsabilidades quanto ao descarte final de fármacos e também há um  desajustamento no descarte pós-consumo ou prazo de validade expirado, fato este que impacta negativamente o meio ambiente. A Falta de orientação da população que é uma das grandes caracteristicas pelo descarte indevido destes medicamentos.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Realizar pesquisa sobre as formas de descarte de medicamentos que a população está utilizando , se conhecem os locais de pontos de coleta em suas regiões, e se possuem orientação sobre os prejuízos que  o descarte indevido causa no meio ambiente.

3.2 Objetivos Específicos

• Verificar a conscientização quanto ao descarte indevido e correto de medicamentos.

• Pesquisar sobre os prejuízos que o descarte indevido de medicamentos causa no meio ambiente.

• Pesquisar a forma que a população realiza esse descarte.

• Orientar a população sobre a forma correta de descartar os medicamentos.

4. MÉTODOS

     Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória por meio de questionaria, com perguntas de múltiplas escolhas e dissertativa, participativa no qual a comunidade participa desta análise, a fim de promover uma modificação social e melhoramento dos participadores.

     Essa pesquisa faz um enfoque qualitativo, dirigindo às características e o problema a ser estudado.

     A pesquisa bibliográfica foi concretizada em fontes primárias e secundárias a fim de apontar o destino dos medicamentos descartados e os riscos causados à saúde humana e ao meio ambiente.

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

5.1 RESÍDUOS SÓLIDOS

     De acordo com ANVISA (2006)” lixo é todo e qualquer material residual, orgânico ou inorgânico, resultante das atividades diárias do ser humano em sociedade. Pode encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso e de acordo com a origem e produção.” Os resíduos sólidos, conforme a NBR n. 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2006)

“Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição” . Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviável, em face à melhor tecnologia disponível.”

     Caso o lixo não tenha um tratamento adequado, ele acarretará sérios danos. ao meio ambiente, como contaminação do solo, da água e do ar. Embora seja possível e prioritário reduzir a quantidade de resíduo durante a produção e até o pós-consumo, eles sempre são gerados. (ABNT, 1992)

5.1.1 Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSSS)

     De acordo com o manual GRSS (2010) Os resíduos de medicamentos (RM) são qualificados como Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSSS) cabe uma revisão à parte sobre esse tema.  Até os anos 80, os resíduos avaliados ameaçadores incluíam aqueles derivados de hospitais. O título de lixo hospitalar tornou-se habitualmente utilizada, mesmo quando os resíduos não eram gerados em unidades hospitalares .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (609 Kb)   docx (619.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com