TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO FARMÁCIA LABORATORIAL

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.238 Palavras (17 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 17

1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

  • Nome: Kayla Débora de Lima Chagas
  • Curso: Farmácia
  • Habilitação: Generalista
  • Matrícula: 1706170
  • Semestre: 8º Semestre
  • Turma: FAR8NA
  • Ano previsto para o Término do Curso: 2018
  • Ano Ingresso: 2017

2. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

2.1. Identificação da Empresa:

  • Nome: Laboratório Paulo Azevedo.
  • Endereço: Rua dos Mundurucus Nº 3274.
     Bairro: Cremação
  • Cidade: Belém/Pa
  • Telefone:(91) 3219-9103

2.2. Área na empresa onde foi realizado o estágio:

  • SETOR: Laboratório de Análises do Laboratório Paulo Azevedo
  • Data do início: 14/05/2018
  • Data de término: 25/05/2018
  • Duração em horas: 100 horas

O estágio supervisionado começou em Maio de 2018, junto com o primeiro semestre letivo de 2016. Iniciou com aulas expositivas do Laboratório Paulo Azevedo localizado em Rua dos Mundurucus Nº 3274, bairro da Cremação, Belém/Pa. na qual o local é de extrema responsabilidade da Técnica de enfermagem Mirian Beatriz B. Pacheco, que visa colaborar para o aperfeiçoamento técnico e formação humanística dos alunos farmacêuticos. Estágio que promoverá aos acadêmicos os saberes em relação às análises laboratoriais para detectar e identificar agravos diversos, bem como acompanhar a interpretação e emissão de laudos e pareceres técnicos dos exames laboratoriais realizados no período do Estágio Supervisionado.

Laboratório Paulo Azevedo para atender os acadêmicos de diversos cursos da área de saúde da faculdade ESAMAZ, tendo como principal foco ensinar os alunos através das Boas Práticas Farmacêuticas implantada no ambiente de estágio.

O Laboratório Paulo Azevedo possui os setores de trabalho com pisos, paredes e tetos, lisos, impermeáveis, facilmente laváveis, boas condições de ventilação e iluminação, possui equipamento de controle a incêndio, sanitização, incluindo desratização e desinsetização a cada seis meses, por uma empresa licenciada, todos os ambientes estão em boas condições de higiene.

O Laboratório possui setor para atividade administrativa, informatização, arquivos para laudos e pareceres de exames laboratoriais e uma organização adequada de itens importantes e presentes no ambiente de trabalho do profissional da saúde.

Todos os exames realizados são embasados com os respeitos ao manual de boas práticas profissional da saúde e sempre visando o resultado preciso e claro, onde será relatado de forma clara o diagnóstico da patologia detectada por meio de tecnologia existente no laboratório e assim sendo emitidos laudos e pareceres conforme solicitação médica.

Na prática de realização de exames, há excelente dedicação do farmacêutico e alunos farmacêuticos, sempre visando à eficiência no resultado dos exames dos pacientes e segurança na atividade desenvolvida com uso adequado dos EPI’s.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Estágio Supervisionado I, realizado no Laboratório Paulo Azevedo, demonstra atividade do profissional farmacêutico em diferentes campos de atuação profissional, dos aspectos técnicos e éticos da profissão, as seguintes atividades que poderão ser realizadas por este profissional que são coleta de sangue, análises de material biológico, análises de resultados e emissão de resultados e assim respeitando os princípios da carta dos laboratórios de análises clínicas. Sendo assim abordados também os tópicos: Atendimento ao paciente, setor de coleta, identificação, técnica de coleta.

3.1. Atendimento ao paciente:  

O exame de sangue é um procedimento comumente usados para avaliar a condição da saúde do paciente, identificando possíveis doenças e falta ou excesso de substâncias no organismo. Por se tratar de um método com resultados extremamente importantes, os médicos e clínicas sempre recomendam alguns cuidados que proporcionam uma avaliação mais certeira. Confira quatro dicas que podem ajudar os pacientes a realizarem o exame de sangue sem possíveis alterações nos resultados. 

 

Quando o jejum de 12 horas é necessário: O jejum de 12 horas deverá ser feito a partir da orientação do médico. Além disso, o novo consenso estabelece que uma nova medição, a ser feita com jejum prolongado, é necessária quando o nível de triglicérides fora do estado de jejum estiver acima de 440 mg/dL – nível considerado limite para se determinar o risco cardiovascular. Caso o exame de sangue do paciente apresente níveis de colesterol e triglicérides acima do desejável e ele tenha realizado a coleta sem estar em jejum, existe a possibilidade de o resultado ser influenciado pela ingestão de calorias. O médico poderá avaliar se um novo exame feito com jejum de 12 horas é necessário.

O exame que obrigatoriamente requer o jejum mais prolongado passou a ser o de glicose, usado no diagnóstico de diabetes. Para realizá-lo, o paciente deve ficar sem ingerir alimentos por 8 horas. A grande maioria dos outros exames requer jejum entre três e quatro horas.

 

Atenção ao uso de medicamentos: Caso faça uso de medicamentos, é importante se informar com o médico sobre a utilização ou suspensão durante o período de preparação para o exame de sangue. Além disso, deve-se ter atenção com o uso de remédios como antibióticos, anti-inflamatórios e aspirinas, que podem influenciar nos resultados do exame.

Atividades físicas antes do exame de sangue: Ao se preparar para a realização do seu exame de sangue, evite realizar atividades físicas, dando um espaço de tempo entre dois e três dias. No caso da dosagem de PSA, para diagnóstico do câncer de próstata, recomenda-se evitar também atividades sexuais nos três dias que antecedem o exame.

 Evite fumar ou ingerir bebidas alcóolicas: Outro cuidado importante é evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcóolicas no dia anterior ao exame, pois eles podem interferir nos resultados, principalmente nos níveis de glicemia e triglicerídeos. Dê preferência sempre à ingestão de água, em quantidade moderada, deixando de lado outros líquidos que podem influenciar na análise do sangue, como sucos e refrigerantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (269 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com