TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Manipulação

Por:   •  15/5/2019  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Rio de Janeiro,      de                         de 2019

Estágio de manipulação

Aluna: Vitoria Montan Lopes Fernandes Costa

Matrícula: 6076-3

Resumo sobre a RDC 67/07 - Anexo III Boas práticas de manipulação de hormônios, antibióticos, citostáticos e substâncias sujeitas a controle

Todos as formas farmacêuticas de uso interno devem conter os padrões técnicos e requesitos minimos estabelecidos no anexo I; atender a legislação específica na manipulação de substâncias de controle especial, dispensação mediante a orientação farmacêutica e em caso de antibióticos resaltar que o uso deve ser feito durante o período mínimo de tratamento mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

A Vigilância sanitária deverá ser notificada caso a farmácia esteja apta a manipular estes tipos de substâncias ganhando assim a licença sanitária e as demais ações de fiscalização, porém a manipulação dessas substâncias só poderá ocorrer após a publicação em Diário Oficial da autorização especial da ANVISA.

Para cada uma das classes terapêuticas (hormônios, antibióticos e citostáticos) a farmácia deverá possuir salas de manipulação com antecâmara; sistemas de ar independentes; pressão negativa em relação às áreas adjacentes (para evitar contaminação cruzada entre os locais); balanças e bancada com rigorosos processos de limpeza antes e após a pesagem, todos os utensílios utilização devem ser separados por classe terapêutica e identificados.

Os funcionários deveram utilizar equipamentos de proteção individual apropriados e devem ser submetidos a exames médicos específicos, atendendo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), havendo sempre procedimentos operacionais específicos (sendo todos adotados e registrados) para evitar a contaminação cruzada. Os excipientes precisam estar padronizados e devidamente identificados de acordo com a compatibilidade das formulações .

As materias-primas deveram estar em conformidade com o anexo I, seu armazenamento deverá ser em local distinto e com acesso restrito, sob a vigilância do farmacêutico responsável e com especificações de cuidados especiais a fim de garantir suas especificações e integridade.

Processos de pesagem para diluição deverá haver dupla checagem (operador e farmacêutico) assim como a pesagem para a manipulação  com o resgistro da operação, utilizando a metedologia de diluição geométrica com escolha e padronização de excipientes. O armazenamento desses diluídos devem seguir as disposições da regulamentação específica. As cápsulas a serem utilizadas deveram ter o menor tamanho possivel mediante a dosagem, envase e rotulagem devem ser seguidos pelas disposições do anexo I.

 A farmácia deve realizar uma análise completa de formulação manipulada de cada uma das classes terapêuticas para monitorar a manipulação de formas de uso interno sendo realizado pelo próprio estabelecimento, analizando no mínimo uma amostra a cada três meses de cada uma das classes. Estas amostras devem ser realizadas com diferentes manipuladores, fármacos, dosagens e formas farmacêuticas. (podendo ser adotado o sistema de rodízio) Havendo sempre o procedimento operacional de toda a metodologia para o monitoramento da prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (93.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com