TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Manipulação

Por:   •  9/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

CURSO DE FARMÁCIA

COORDENADORA VANESSA ÍNDIO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ELABORADO POR:

NOME: MAYARA GONÇALVES

03/2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

NOME: MAYARA GONÇALVES

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado como requisito parcial para

a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado

do curso de Farmácia do Centro Universitário Augusto Motta.

03/2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................1

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................2

2.1. Os antimicrobianos .....................................................................2

2.2. Os medicamentos controlados....................................................2

3. CORRELAÇÃO TEÓRICA – PRÁTICA.............................................2

4. CONCLUSÃO.....................................................................................3

1. INTRODUÇÃO

O estágio em farmácia hospitalar é de extrema importância para o graduando do curso de Farmácia. O estágio é a disciplina que dá a oportunidade ao aluno de conhecer o mercado de trabalho e colocar em prática seus conhecimentos teóricos antes de sua formação. Como a graduação em farmácia forma profissionais generalistas, precisa-se estar apto para poder atuar em variadas áreas nas quais as ciências farmacêuticas podem abranger e, para isso, é necessário ter experiências, que se adquirem, principalmente, estagiando.

O estágio relatado neste relatório foi iniciado em 01 de março de 2021 e terminado em 01 de maio de 2021. Realizado de segunda a sexta pelo turno da tarde, seis horas a cada dia, completando 30 horas semanais, totalizando, no final, 220 horas realizadas. O local foi o Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, situado em Irajá, na Rua Ubirajara, número 25. Foi supervisionado pela farmacêutica Andréa de Barros Augusto, CRF 5763 e Matrícula 12/191580-0.

2. DESENVOLVIMENTO

O estágio foi realizado dentro do Centro de Estabelecimento Farmacêutico (CAF), local responsável pela distribuição dos medicamentos para os leitos onde há internações no hospital. Os principais leitos que os medicamentos vão são: Emergência adulta (Unidade de Pacientes Graves), Clínica médica, Pediatria, Emergência Pediatria, Cirúrgica e agora também há o setor do COVID-19, que fica afastado dos demais setores

O CAF possui estantes onde os medicamentos ficam organizados em ordem alfabética prontos para serem dispensados. Os comprimidos, em especial, são fracionados e etiquetados com informações sobre princípio ativo, dose, lote interno do hospital e validade. Antes do fracionamento, coloca-se, em um livro de controle, o lote do fabricante, o nome do princípio ativo, o nome genérico ou comercial, a validade e, a partir disso, é gerado o lote interno. O CAF também possui banheiro, estoque, sala de descanso, computadores, sala para café/almoço, armário para os medicamentos controlados, estoque especial para os medicamentos controlados e geladeiras para os medicamentos que precisam ser mantidos congelados.

As prescrições de cada setor chegam ao CAF e o farmacêutico, juntamente com o estagiário, analisam as prescrições e observam quantas unidades de comprimidos e frascos devem ser dispensados de acordo com a posologia recomendada pelo médico. Após a análise, o estagiário separa os medicamentos de cada paciente e depois da avaliação do farmacêutico, os medicamentos são embalados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com