TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DOS COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  17/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] [pic 2]

O MERCADO DOS COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS

RAYLHANE LIMA¹, MARIA JOANELLYS DOS SANTOS LIMA2

1 Discentes do curso de Farmácia do Centro Universitário Maurício de Nassau – Olinda/PE

2 Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário Maurício de Nassau – Olinda/PE

[pic 3]

INTRODUÇÃO

Atualmente empresas de diversos setores andam preocupadas com a sustentabilidade e não  é diferente para as indústrias de cosméticos, onde os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e bem mais atentos ao que consomem, levando assim  as  empresas desenvolverem produtos mais saudáveis e sustentáveis.

As ações sustentáveis geram vantagens, pois permite um mundo mais equilibrado, onde as empresa consigam evoluir sem causar mais danos ao meio ambiente e sem prejudicar o futuro das próximas gerações, sabendo que as fontes utilizadas para fabricação podem se esgotar.

O surgimento desses novos cosméticos vem ganhando mais preferência dos consumidores. No mercado esses produtos são encontrados como veganos, naturais e orgânicos, porém esses produtos não possuem regulamentações específicas, mas existem certificações que garantem a comprovação desses cosméticos.

Essas certificações contam com a verificação da produção, para que estejam de acordo com as normas vigentes. É de responsabilidade das certificadoras disponibilizar um referencial a seguido nos produtos.


Dados atuais de uso de cosméticos, demonstram que há conhecimento ou ao menos curiosidade dos consumidores sobre esse tipo de produto. De acordo com o estudo teórico  e com as perguntas do questionário, os fatores internos  e externos possivelmente são os  que mais influenciam na intenção de compra de cosméticos sustentáveis.

Figura 1 – Nuvem de marcas.

METODOLOGIA[pic 4]

Baseou-se em um estudo de revisão bibliográfica com corte transversal de 2019 à 2022, utilizando periódicos obtidos das bases de dados: GOOGLE ACADÊMICO.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Estudando as literaturas, foi observado 60% das pesquisam foram feitas em campo com os consumidores dos cosméticos sustentáveis através de questionários para análise do perfil. As perguntas foram direcionadas a saber a principal característica que valoriza na compra de um cosmético sustentável, a marca mais utilizada e o motivo que leva  a procurar por esse tipo de produto. Sendo citado com mais frequência três características, marcas e motivos.

Quadro 1 – Análise da pesquisa.[pic 5]


Fonte: Fortunado et. al., 2020.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho foi baseado nas literaturas e assim possível identificar fatores  que levam os consumidores a utilizarem cosméticos sustentáveis, onde possa observar no

10

CARACTERÍSTICA


10 MARCAS MAIS FREQUENTES


10 MOTIVOS MAIS FREQUENTES


quadro 1 na análise da pesquisa. Esses consumidores estão cada vez mais preocupados  com a saúde, meio ambiente e qualidade, buscando assim marcas que trazem maior

 MAIS  FRENQUENTES        

Qualidade

Lola

Qualidade

Meio Ambiente

Natura

Ambiente

Testes em Animais

Salon Line

Saúde

Preço

Skala

Produto

Procedência Natural

Boticário

Animais

Embalagem

Yamesterol

Cabelo

Saúde

Granado

Preço

Vegano

Cativa Natureza

Melhor

Ingredientes

Phebo

Pele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com