TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PH e Tampões

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O efeito tampão é um sistema de misturas de ácidos fracos e suas bases conjugadas, que dão propriedade de resistir às variações de pH quando às mesmas são adicionados ácidos(H+) ou base(OH-).

Tampão é toda solução que impede que ocorram variações bruscas de pH, em  determinada faixa quando é adicionado ácido ou base ao meio.

Existem vários tipos de tampão, os mais comuns são formados entre ácido fraco e seu sal correspondente ou entre uma base fraca e seu sal correspondente, no sangue, por exemplo, é tamponado para manter o pH entre 7,35 e 7,45.

        

OBJETIVOS

Determinar o pH de soluções utilizando os métodos colorimétricos(indicadores de pH) e potenciométrico.

Relacionar os conhecimentos adquiridos ao funcionamento dos tampões de importância biológica.

MATERIAIS E MÉTODOS

Copo de béquer

12 tubos de ensaios

Pipeta automática

Pipeta 10mL

Piceti

Estante para tubos de ensaio

Água destilada- H2O

Ácido clorídrico- HCl

Hidróxido de sódio- NaOH

Indicador Universal

Solução tampão: pH3, pH4,pH5,

pH6, pH7, pH8, pH9, pH10

MÉTODOS

O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução na análise . A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a solução alcoólica de fenolftaleína, o alaranjado de metilo e o azul de tornassol.

Preparou-se duas baterias de tubos de ensaio na primeira com 8 tubos de ensaio ,numerou-se cada uma com seu respectivo pH ,adicionou-se 9 mL de água destilada em cada tubo, e colocou-se em cada tubo 1mL solução pH3,0 a10,0 adicionou-se 5 gotas do indicador universal.

Na segunda bateria, foi preparada 4 tubos de ensaio, numerou-se de 1 a 4,nos tubo 1 e 3 adicionou-se 10 mL de água em seguida 5 gotas de indicador universal, nos tubos, nos tubos 2 e 4 adicionou-se 9 mL de água mais 1mL da solução pH 7,0,acrescentou-se 5 gotas do indicador universal em cada tubo.

Em seguida adicionou-se 1 gota de NaOH 0,1 mol/L nos tubos 1 e 2 e observou-se a mudança do pH, foi expirado por 15 segundos no tubo 1 e por 1 minuto no tubo 2,observou-se a mudança de cor, determinou-se o pH.

Foi adicionada nos tubos 3 e 4 ,2 gotas de HCl 0,1mol/L, observou-se a mudança de cor e o pH das soluções, porém no tubo 4 continuou a adição de HCl até que obteve-se a mesma coloração do 3.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 Observou-se que houve mudanças de cor devido à faixa de pH de cada solução usada no experimento. A reação ocorreu, porque na solução os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ positivo ou OH- negativo da solução que por consequência altera a configuração eletrônica dos indicadores fazendo acontecer a alteração da cor. A figura 1 apresenta as cores obtidas nas soluções segundo a faixa de pH que elas se encontram

Na primeira bateria obteve-se a colometria em cada tubo, determinando-se o pH de cada solução.

[pic 1]

Fig1.

Representação da escala na qual uma solução neutra é igual a sete, os valores menores que sete indicam uma solução ácida e os maiores que sete indicam uma solução básica.

        

Tubo 3

Cor vermelho claro

Tubo 4

Cor amarelo

Tubo 5

Cor amarelo

Tubo 6

Cor amarelo esverdeado

Tubo 7

Cor verde claro

Tubo 8

Cor verde

Tubo 9

Cor verde escuro

Tubo 10

Cor roxo

        

Na segunda bateria obteve-se os seguintes resultados, no tubo 1 obteve-se o pH 11         básico, coloração roxo, após ser assoprado o pH foi alterado passou-se para o pH 7 neutro, com a respectiva coloração verde, isto ocorreu devido a substância chamada gás carbônico (CO2),do nosso meio interno. No tubo 2 obteve-se pH 8 básico, sua coloração verde, não foi alterada pois a solução estava tamponada. Em seguida nos tubos 3 obteve-se o pH 3 ácido, coloração vermelho, no tubo 4 pH 6 ácido, cor amarelo, no entanto foi acrescentado 8 gotas de HCl, até obter a coloração do tubo 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (91.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com