TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSAMENTO ENDÓGENO

Por:   •  16/10/2019  •  Resenha  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

PROCESSAMENTO

  • PROCESSAMENTO ENDÓGENO: antígenos endógenos (viral ou tumoral), exige um contato mais íntimo a partir de citosomo, mediado por MHC 1, há apresentação do antígenos para o linfócito T citotóxico (CD8). Os antígenos exógenos são fagocitados e ficam dentro de um vacúolo citoplasmático, esse processo é facilitado se já estiverem revestidos/marcados por anticorpos.
  • PROCESSAMENTO EXÓGENO: antígenos exógenos, ocorre a partir de vesículas, como os lisossomos, mediado por MHC 2, há apresentação do antígeno para o linfócito T helper (CD4).

APC e linfócitos precisam ter contato célula – célula para haver troca de sinais.

MHC E TCR

- Interagem célula – célula através de peptídeos (citocinas liberadas pelo TCR);

- Há outras moléculas que estabilizam essa interação, auxiliando na transdução de sinais e ativação do metabolismo celular (sistema complemento);

OBS.: BCR e anticorpos são diferentes estruturalmente, pois os anticorpos perdem os aminoácidos da porção final de Fc, os quais estavam envolvidos na ligação do BCR com a membrana plasmática.

TCR: não é uma molécula de imunoglobulina, mas se assemelha. Possui duas cadeias de peptídeos (α e β) e duas porções, uma variável e a outra constante, a porção carboxi – terminal está ligada ao linfócito T e a porção amino – terminal se liga ao antígeno. MONOVALENTE. Lembrar que não existe TCR solúvel.

Linfócito T helper (CD4): além do TCR tem uma molécula de CD4, essa é muito semelhante com a molécula de TCR.

Linfócito T citotóxico (CD8): além do TCR tem uma molécula de CD8, essa possui duas cadeias polipeptídicas.

OBS.: ambas moléculas são responsáveis por estabilizar a ligação do TCR com o MHC e sinalizam para o núcleo transcrever genes que se encontravam inativados.

CITOCINAS

  • Permite o contato indireto, ou seja, não é necessário estar célula – célula;
  • Produzidas, principalmente, pelas células da resposta imune (APC);
  • Atuam na resposta imune inata e adquirida;
  • Auxiliam na maturação de várias células durante a hematopoese (linfócitos T e B, megacariócitos);
  • Mediam as funções do sistema imune;
  • São produzidas rapidamente é são autolimitadas;
  • Possui ação local e sistêmica, sendo assim é um mecanismo de comunicação celular;
  • Agem nas próprias células que produzem e em outras.

CITOCINAS NA RESPOSTA IMUNE INATA: mediada por macrófagos e células dendríticas.

- TNF-α: produzidas por macrófagos, células NK e mastócitos é responsável por recrutar neutrófilos e macrófagos para o local de inflamação. É o mediador da resposta inflamatória aguda. Sua produção elevada pode causa choque séptico e é produzido em resposta aos antígenos bacterianos (reconhecimento da camada LPS).

- IL-6 e IL-1: induzida por TNF-α e produzida por fagócitos, ativa macrófagos, responsável também na resposta inflamatória aguda, causa febre.

- IL-12: mediador da resposta imune inata e adquirida, importante na ativação dos macrófagos e maturação dos linfócitos B. também atua sobre linfócitos T helper estimulando a produção de IFN-γ. (imunidade celular)

- IL-10: inibe a ativação de macrófagos.

- IL- 4: produzida por linfócito T helper 2. (imunidade humoral)

- QUIMIOCINAS: recruta neutrófilos para o local de inflamação.

- LINFÓCITO T + IL-12: ativa macrófagos e auxilia na diferenciação do linfócito T.

- LINFÓCITO B + IL-4: estimula o linfócito B a se proliferar e maturar-se em plasmócitos, isso possibilita a secreção de anticorpos.

CITOCINAS NA RESPOSTA IMUNE ADQUIRIDA:

- IL-2: produzida pelo linfócito T helper 1, ativa linfócitos, possui ação autócrina (célula produz uma citocina, a qual age em si mesmo) e, majoritariamente, parácrina (célula produz uma citocina que age em células vizinhas).

- IFN-γ: produzida pelos linfócitos T helper e células NK (ação autócrina, aumenta o efeito das próprias células NK). Estimulam os macrófagos a fagocitose e aumentam a expressão de MHC do tipo 1 e 2. É uma citocina que aumenta muito a resposta inflamatória.

- TGF-β: produzida pelo linfócito T ativo, auxilia na regulação da resposta inflamatória, pois é um inibidor de IFN-γ.

OBS.: algumas citocinas possuem ação endócrina, ou seja, são produzidas por alguma célula e vão para órgãos longes através da circulação sanguínea. Por exemplo: IL-1, IL-6 e TNF-α.

LINFÓCITO T NAIVE (VIRGEM): é o linfócito que sai do timo, mas ainda não chegou aos órgãos linfoides para sofrer maturação, ou seja, não entraram em contato com o antígeno.

Inicialmente, os linfócitos T apresentam todas as moléculas (TCR, CD4 E CD8), durante a sua maturação perde alguma molécula de CD e se especializa em linfócito T helper (aquele que continuou com as moléculas TCR e CD4) ou linfócito T citotóxico (continuou com as moléculas TCR e CD8).

LINFÓCITO T helper: ativa células dendríticas e macrófagos que agem na resposta imune primária e secundária, além disso, também ativa linfócitos B, mas esses agem apenas na resposta imune secundária, lembrando que não fagocitam e sua ação é através de endocitose pela via do MHC. O linfócito T helper reconhece o antígeno.

  • LINFÓCITO T helper 1: ativa macrófagos e linfócito T citotóxico, através de citocinas. Sua atividade é celular, mediada por IL-12.
  • LINFÓCITO T helper 2: ativa linfócitos B, estimulando sua proliferação e diferenciação em plasmócitos, o que aumenta a produção de anticorpos. Sua atividade é humoral, mediada por IL-4 e IL-5.

LINFÓCITO T citotóxico: ativa a via dos endógenos (viral e tumoral), mediado por MHC 1 (presente em células somáticas). Mata a célula inteira.  

Ig D: presente em alguma fase da maturação do linfócito B. Quando o linfócito B maduro encontra o antígeno há EXPANSÃO CLONAL, ou seja, criam-se clones, havendo proliferação do linfócito B com BCR especializado (maior afinidade) para aquele antígeno, além disso, há uma SELEÇÃO CLONAL, que deixa esse linfócito protegido da apoptose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com