TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de doação de leite

Por:   •  29/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de doação de leite se inicia-se no pré-natal, onde são selecionadas nutrizes comprovadamente saudáveis, que apresentam produção de leite superior da necessidade de seu filho e que possa doar o excesso por vontade própria. Doadoras são as que possuem tratamento quimioterápico, uso de drogas ou medicamentos em níveis que possam provocar efeitos colaterais, doença infectocontagiosas entre outras são consideradas inaptas por risco de contaminação do leite.

Após a seleção, ocorre a procedimento de higienização pessoal, como o emprego de técnicas assépticas nas mãos, cotovelo e mamas, que demonstra ser importante etapa para coleta, uma vez que o leite humano tem a capacidade de se tornar fonte de transmissão de microrganismos patogênicos se não ser preparado de maneira adequada.

Em seguida do recebimento do leite coletado, deve ser armazenado em frascos esterilizados contendo rótulos com número do registro da doadora, podendo ser pré-estocado sob congelamento por 5 dias ou refrigeração por 24 horas. O material será destinado à um tratamento onde verifica o controle de qualidade levando a liofilização ou pasteurização afim de eliminar certos microrganismos e conservação do produto.

A estocagem do leite natural ou liofilizado é dividido em 3 momentos, o produto pasteurizado-refrigerador que deve ser utilizado em 48 horas, produto pasteurizado-congelador, consumido em um período de até 6 meses e produto pasteurizado-liofilizado com a durabilidade de 1 ano.

A distribuição é destinada conforme para mães que possuem recém-nascido prematuro ou de baixo peso, alérgicos a outros tipos de leite, imunologicamente deficiente, infectados (enteroinfecções) que possuem perturbação gástricas entre outros, de acordo com prescrição nutricionista ou médica.

Banco de Leite Humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos. Ministério da Saúde, Brasilia, 2008. Disponível em: < http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/banco-de-leite/como-fazer-a-doacao>. Acesso em: 28 outubro 2018.

BRASIL; BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE. Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos. Brasilia 2008

SOARES, T. S. M. Banco de Leite Humano: Visão Global e Procedimento de Trabalho [monografia]. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2013.

CASTILHO, R. T.; VIEIRA, B. D.; BERGAMO, V. M. Banco de Leite Humano: Uma Revisão Integrativa [Internet] 2009 [cited 2015 May 26].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com