TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  5/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

_Atuação do farmacêutico no combate à automedicação na cidade de Manacapuru._

Automedicação é a prática de ingerir medicamentos sem a orientação ou acompanhamento de um profissional qualificado

automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada, pois o uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios. Todo medicamento possui riscos que são os efeitos colaterais.

Causas da automedicação

A variedade de produtos fabricados pela indústria farmacêutica, a facilidade de comercialização de remédios e a própria cultura e comodidade assimilada pela sociedade que vê na farmácia um local onde se vende de tudo; a grande variedade de informações médicas disponíveis, sobretudo em sites, blogs e redes sociais, também está entre os fatores que contribuem para a automedicação.

> Importância: Observa-se, diariamente, um grande número de pessoas fazendo uso de medicamentos sem qualquer recomendação por parte de um profissional especializado; sem saber, as mesmas, dos eventuais problemas que essa prática pode causar aos seus organismos e o quanto pode afetar, também, na qualidade de vida dessas pessoas que mais adiante podem estar na fila à espera por um atendimento em um sistema de saúde por conta de complicações causadas pelo uso inconsciente de medicamentos, resultando, assim, em um problema de saúde pública.

> Problema: Complicações causadas pelo mal uso de medicamentos.

> Problemática: Quais fatores estão envolvidos com a automedicação na cidade de Manacapuru?

> Objetivo Geral: Este projeto tem como objetivo compreender os principais motivos que levam as pessoas a se automedicarem e como a atuação do profissional farmacêutico, a partir de suas orientações, pode ser importante no combate à automedicação.

> Objetivos específicos:

1 - Verificar os fatores envolvidos com a automedicação na população da cidade de Manacapuru

2 - Verificar quais os grupos de medicamentos são mais consumidos na automedicação

3 - expor as complicações mais relevantes relacionados a cada grupo desses medicamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com