TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

CAMPUS URUGUAIANA

CURSO DE FARMÁCIA

8ºSEMESTRE

RELATÓRIO

PRÁTICA FARMACÊUTICA III

ACADÊMICO

Márcia Leão de Melo

PROF. ORIENTADOR

Prof. Dr. Rodrigo José Freddo

URUGUAIANA/2018


SUMÁRIO

1. Introdução.......................................................................................................2

2. Organização Empresarial................................................................................3

3. Atividades desenvolvidas................................................................................4

4. Avaliação do estágio.......................................................................................4

5. Referências.....................................................................................................5

6. Anexos .......................................………………………………………………...6

  1. INTRODUÇÃO

Para a maioria das pessoas o serviço de saúde mais acessível é a farmácia comunitária e, os farmacêuticos podem ser responsáveis, além da dispensação adequada dos medicamentos, pela educação dos pacientes assistidos para o auto-cuidado em saúde.

A Assistência Farmacêutica engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu sucesso e ao seu uso racional. As ações do farmacêutico, no modelo de atenção farmacêutica, diversas vezes, são atos clínicos individuais. Mas as sistematizações das intervenções farmacêutica e a troca de informações dentro de um sistema compostos por outros profissionais de saúde pode contribuir para um impacto no nível coletivo e na promoção do uso seguro e racional de medicamentos (ORGANIZAÇÃO PANAMERICA DE SAÚDE, 2002).

O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão é o hábito de fumar. Por volta de 90% das pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão possuem histórico prévio de tabagismo (WAKALEE e et al., 2007). O hábito de fumar está ligado também a origem de outros tumores malignos em outros órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, colo do útero e esôfago). Dos tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um dos fatores de risco (IBGE, 2000).

As estratégias utilizadas no tratamento para a cessação da dependência ao tabaco são basicamente duas:

• interveções psicossociais;

• tratamento medicamentoso;

As intervenções psicossociais incluem aconselhamento, materiais de autoajuda e abordagem cognitivo-comportamental, sendo que na escolha ao atendimento não medicamentoso duas abordagens podem potencializar as intervenções: a entrevista motivacional (EM) e o método clínico centrado na pessoa, oriunda da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), possível de ser acessada no Cadernos da Atenção Básica, nº 40 (BRASIL, 2015, p. 55-59).

Os testes rápidos vêm sendo cada vez mais utilizados para o diagnóstico das infecções, porque apresentam desempenho semelhante aos outros testes sorológicos, os mesmos são realizados e apresentam um resultado para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis em no máximo 30 minutos, podem ser lidos a olho nu e não necessitam de equipamentos especiais para sua execução. Somente profissionais de saúde treinados devem realizar os TR (MS, 2010).

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis (MS, 2010).

O estágio da disciplina de Prática Farmacêutica III, teve como orientador o Professor Dr. Rodrigo José Freddo, da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, foi realizado na Farmácia de Medicamentos Estratégicos – Município de Uruguaiana no período de setembro/2018 a dezembro/2018, cumprindo carga horária de 6h semanais, totalizando uma carga horária de 210h.

No campo de estágio, as supervisoras foram as farmacêuticas Raqueli Altamiranda Bittencourt – CRFRS: 6625 e Mariana Ilha Ziolkowski CRFRS: 14842, que durante todo período, instruíram, acompanharam e orientaram as atividades exercidas no local de estágio.

2. ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Farmácia de Medicamentos estratégicos, localizada na Rua 15 de Novembro, 1882 – Bairro Centro no município de Uruguaiana, representada por Thais Aramburu Secretaria de Saúde. O quadro de funcionários é formado pelas farmacêuticas Raqueli Altamiranda Bittencourt – CRFRS: 6625 e Mariana Ilha Ziolkowski CRFRS: 14842, que são as responsáveis pela mesma.

A estrutura da farmácia conta com uma área arejada, dividida em espaços para atendimento para pacientes tabagistas, na qual é feita a primeira entrevista para PROGRAMA PARA CONTROLE DO TABAGISMO DE URUGUAIANA (PCTU) FARMÁCIA DO COMPONENTE ESTRATÉGICO (Anexo 1), outra para os Testes Rápidos de Triagem e Diagnóstico para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.

O horário e funcionamento da Farmácia de Medicamentos Estratégicos é de segunda à sexta-feira das 8h ao 12h pela parte da manhã e das 13h30 às 17h30 pela parte da tarde.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o estágio tive a supervisão das farmacêuticas Raqueli e Mariana, onde primeiramente acompanhei o funcionamento da farmácia, o modo de atendimento aos pacientes que procuravam pelo serviço.

Realizei entrevistas com pessoas que queriam participar do programa de cessação do tabagismo, dispensação dos adesivos de nicotina, acompanhamento farmacoterapêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com