TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Fisiologia

Por:   •  25/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 8

FISIOLOGIA RENAL

  • O rim possui diversas funções, dentre elas a mais importante é a filtração plasmática do sangue. Essa filtração culmina na formação da urina, que é o meio por onde é excretado os produtos indesejados do sangue. Assim, eles mantêm somente as substâncias necessárias a corrente sanguínea e regulam o volume do líquido extracelular. Além disso, eles controlam o equilíbrio acido base, a pressão arterial, produção/secreção/excreção de hormônios e produzem substâncias como a renina e a eritropoetina.  EXCREÇÃO São excretados produtos do metabolismo,como uréia, creatinina ácido úrico, bilirrubina e metabólitos hormonais. Substâncias estranhas, como toxinas, pesticidas, drogas e aditivos alimentícios. Essa excreção acontece tão rapidamente quanto são produzidas.
  • BALANÇO HIDROELETROLITICO Como a ingestão de água e eletrólitos tem que ser igual a excreção de água e eletrólitos,o rim tem alta capacidade de se ajustar a excreção de sódio em resposta ás alterações na ingestão de sódio, para manter o volume do liquido extracelular praticamente constante, assim regulando a pressão arterial
  • EQUILIBRIO ACIDO-BASE Excreção de ácidos e regulação dos estoques de tampões dos líquidos corporais
  • REGULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ERITÓCITOS Secreção de eritropoietina, que estimula  a produção de eritrócito, através do estímulo da hipóxia (falta de O2)
  • REGULAÇÃO DA PRODUÇÃO DA VITAMINA D3 Produção da forma ativa da vitamina D(Vitamina D3 ou calcitriol); absorção gastrointestinal de cálcio e deposição de cálcio nos ossos.

Os rins possuem uma vascularização intensa, sendo que 25% do débito cardíaco é destinado para eles, sendo irrigado pela artéria renal, que entra no hilo renal. O rim possui três partes: córtex, medula e pelve renal. No córtex é aonde acontece praticamente toda a filtração. [pic 1]

O nefron é a unidade funcional do rim. Ele é composto pelo corpúsculo renal (envolvido pela capsula de bownan), onde está localizado o glomérulo (unidade filtradora do rim) e os túbulos renais, por onde o sangue filtrado passa.

O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica nas arteríolas interlobares, se ramificando nas arteríolas aferentes. Então o sangue chega ao glomérulo, que é um emaranhado de capilares glomerulares onde é realizado a filtração. Após a filtração, o sangue filtrado passa pelos túbulos renais (túbulo contorcido proximal, alça de henle [fina descendente, fina ascendente e espessa ascendente], túbulo contorcido distal, e ducto coletor). Esses túbulos renais são revestidos por células epiteliais que são diferentes entre si em cada porção. Assim, cada porção dos túbulos renais tem algum poder de modificação sobre o filtrado formado. O glomérulo é que determina a taxa de filtração do sangue. O parte  que não foi filtrada segue caminho pelas arteríolas eferentes, passando então para os capilares justaglomerulares.

Aproximadamente, 20% do que passa pelo túbulo é filtrado. Desses 20%, 19% é reabsorvido, e só 1% é excretado.

REFLEXO DA MICÇÃO

O esvaziamento da bexiga é dependente da ação do sistema nervoso autônomo, sendo a maior parte inervada pelo sistema parassimpático. Depois que a urina é formada e coletada pelos cálices renais,  esta passa por movimentos peristálticos do ureter para a bexiga. Ai há ativação do parassimpático causa a contração do músculo detrusor da bexiga, enchendo-a. Após o enchimento, receptores mecânicos são ativados, mandando a informação para o centro da micção. Isso faz com que a urina vá para a uretra. Lá, existem dois esfíncteres: o esfíncter uretral interno, que é involuntário, e o esfíncter ureteral externo, voluntário. Quando o esfíncter voluntário é aberto, há a micção.

FILTRAÇÃO GLOMERULAR

A filtração glomerular é a primeira etapa da formação da urina. Através dessa, é obtido o ULTRAFILTRADO, de composição muito semelhante ao sangue, exceto por não ter proteínas e células sanguíneas.

A barreira de filtração no glomérulo segue os critérios de tamanho e carga (deixam passar as substancias de carga positiva). Para isso, os capilares possuem três estruturas que são responsáveis pela filtração, dispostas de dentro do capilar para fora:

  • ENDOTELIO FRENESTRADO: O endotélio que reveste o capilar possui poros, chamados de frenestra. Esses poros deixam passar proteínas, íons K e água, porém ele  retêm as células sanguíneas
  • MEMBRANA BASAL: Sobre o endotélio, existe uma membrana basal ancorada, que possui fibras de colágeno entrelaçadas, que permite a passagem de íons e de água, porém retêm as proteínas.
  • PEDICELOS: Os pedicelos são prolongamentos dos podócitos (células epiteliais que revestem os capilares glomerulares) que abraçam os capilares. Assim, os podócitos retem as proteínas grandes, e deixam passar moléculas pequenas, como a glicose e água.

Além disso, a barreira possui carga negativa. Isso repele as proteínas de passarem por elas, já que estas também são negativas.

Quanto maior o raio da substância, menor vai ser filtrabilidade desta. Além disso, cargas mais positivas podem passar pelo filtro. No caso de moléculas neutras, a filtrabilidade será determinada  pelo raio.

A filtração é pautada  pelas forças de Starling, principalmente a coloidosmótica  e a hidroestática:

  • Pressão Hidroestática: A pressão hidroestatíca do capilar faz com que as substâncias tendam a sair do capilar para o espaço de Bowman.
  • Pressão Coloidosmótica: A pressão coloidosmótica do espaço de Bowman, faz com que as substâncias tendam a entrar no capilar glomerular.

Assim, só haverá a filtração quando a pressão hidrostática for maior do que a pressão coloidosmótica.  Essas forças são controladas pelo rim, através do controle da constrição das arteríolas. A constrição da arteríola aferente faz com que a pressão hidrostática diminua; A constrição de arteríola eferente faz com que a pressão hidrostática aumente?. Através desse controle, a tava de filtração glomerular é mantida constante. Alterações da TFG permitem avaliar a severidade e progressão de doenças renais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (365.1 Kb)   docx (507.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com