TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Fisiologia

Por:   •  9/9/2019  •  Abstract  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Fisiologia

1- Sistema endócrino e mecanismo de ação hormonal

Comunicação entre células, tecidos e órgãos é feita por respostas coordenadas, através de sinalização. Essa comunicação pode ser: Autocrina, parácrina, endócrina e neuroendócrina.

Autocrina quando a célula envia um sinal para ela mesma gerar uma resposta.

Paracrina quando a célula envia um sinal para outra célula produzir uma resposta.

Endocrina quando a célula envia um sinal usando da circulação geral para outra célula que esteja distante dela.

Neuroendocrina quando uma célula neurosecretora envia um sinal pela circulação geral para outra célula que esteja distante dela.

Neurocrina quando células nervosas enviam sinais para outras células nervosas, como na comunicação paracrina, porém nesse caso ocorrendo uma sinapse, um impulso nervoso.

O sistema nervoso e o sistema endócrino, são principais sistemas integradores do corpo humano. Eles são essenciais para o funcionamento fisiológico cooperativo de células, tecidos e órgãos altamente diferenciados que compõe o organismo humano, além de operarem segundo o princípio de estímulo-resposta (ex: qualquer estresse que altere a homeostase do organismo gerar uma resposta pelos sistemas). Esses sistemas também transmitem sinais que podem ser altamente localizados, restritos e unitários em seu propósito, isto é, respostas diferentes para estímulos diferentes, com o principal objetivo que é manutenção da homeostase.

A integração neuro-endocrina é complexa, envolvendo sistema nervoso, glândulas pelo corpo humano e órgãos. Um exemplo seria o corpo respondendo a um aumento da glicemia sanguínea. O hipotálamo liberaria neuro-hormônios estimulando a adeno-hipófise a produzir ACTH e GH, enquanto que o sistema nervoso simpático liberaria noradrenalina. O ACTH, GH e noradrenalina geraria respostas em glândulas pelo corpo, ex.: Pâncreas, estimulando a produção de glucagon e na suprarrenal produzindo cortisol no córtex e adrenalina na medula. As secreções dessas glândulas gerariam respostas em diversos órgãos e tecidos ex.: musculo esquelético, fígado e tecido adiposo, fazendo com que ocorresse a diminuição da glicemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com