TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Substâncias Psicoativas

Por:   •  4/6/2020  •  Monografia  •  9.041 Palavras (37 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ[pic 1]

Área de Ciências da Saúde

Curso de Graduação em Farmácia

Nathalia Cristina Rampanelli e Suelyn Rita Sorgatto

        

USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Chapecó-SC, 2018[pic 2]

NATHALIA CRISTINA RAMPANELLI

SUELYN RITA SORGATTO[pic 3]

USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Farmácia.

Orientadora: Profa. Dra. Vanessa da Silva Corralo

Chapecó-SC, nov. 2018[pic 4][pic 5]

AGRADECIMENTOS

Agradecimentos Nathalia Rampanelli

        

Agradeço a Deus por todos os dias me dar uma nova chance de ser uma pessoa melhor e por sempre estar ao meu lado me guiando.

As pessoas mais importantes da minha vida, meus pais, a eles sou eternamente grata por tudo que fizeram e fazem diariamente por mim, por todo apoio, amor, carinho e compreensão, sem vocês nada disso seria possível.

Ao meu irmão, meu pequeno pedaço do céu, desde a sua chegada me tornei uma pessoa mais feliz, e sou inteiramente grata por ter sido eu a escolhida para ter você como meu companheiro e amigo para toda a vida.

A minha avó e minha nona, por tudo que vocês têm feito por mim durante essa jornada.

A todas as pessoas da minha família que me apoiaram e me ajudaram nesse caminho.

A nossa orientadora Dra. Vanessa da Silva Corralo, pela paciência, pelos ensinamentos, pelo carinho, companheirismo e pelo entusiasmo com que nos recebeu. Muito obrigada!

As minhas amigas, quero agradecer por todo companheirismo, conselhos e por me aguentarem todos os dias.

A minha dupla, Suelyn, muito obrigada por ter sido essa dupla sensacional, por todo apoio e por essa amizade que prezo muito.

Agradecimentos Suelyn Sorgatto

Agradeço a minha mãe, que sempre foi meu pai ao mesmo tempo e batalhou todos esses anos para me manter na universidade, muito obrigada, amo você!

Dedico este momento a minha filha Julia, que desde março de 2017 é motivo de tudo o que faço para ser melhor. Te amo incondicionalmente.

Obrigada dupla Nathalia Rampanelli, por estarmos juntas até aqui, pela tua dedicação e amizade.

Um agradecimento especial a nossa orientadora Dra. Vanessa da Silva Corralo, pela ajuda, paciência, por compartilhar o conhecimento, pela amizade que fica. Obrigada!!

Gratidão Deus por ter chegado até aqui.

E a todos, que não foram citados, mas que de alguma forma fizeram parte da nossa formação.

Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final.

A procura da felicidade

RESUMO

Com a entrada na universidade os acadêmicos são expostos a diversos fatores que influenciam no seu estilo de vida e saúde. Problemas como, depressão e ansiedade, são comumente encontrados nesses indivíduos, e os fatores envolvidos vão desde o curso não responder as expectativas criadas pelo acadêmico, sobrecarga de trabalhos, provas e o fato de não conseguirem manter uma rotina saudável. Todos esses fatores podem acarretar no uso de substâncias psicoativas com o intuito de minimizar esses sintomas e na busca de bem-estar. Baseado no exposto, objetivou-se analisar o uso de substâncias psicoativas em estudantes da Área da Saúde em uma universidade comunitária. Trata-se de uma pesquisa descritiva de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizada com 181 acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. Foram avaliadas as variáveis socioeconômicas e o uso de substâncias psicoativas. Na amostra estudada observou-se um predomínio do sexo feminino (80,1%), solteiros (88,4%), sem filhos (94,5%), que não realizavam trabalho remunerado (70,7%), e que pertenciam as classes A (24,9) e B2 (35,4). No que se refere ao uso de psicofármacos, os mais utilizados foram ansiolíticos (34,8%), seguido dos antidepressivos (26,5%). Verificou-se ainda que 16,6% dos acadêmicos faziam uso de cigarro e 27,1% de narguile. Conclui-se que o consumo de substâncias psicoativas é elevado, principalmente no curso de medicina. Neste sentido, estratégias de diminuição do uso dessas substâncias devem ser pensadas e implementadas nos cursos da área de saúde.

Palavras-chave: psicotrópicos; cigarro; fumar narguilé.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Uso de narguile na antiguidade...............................................................................18

LISTA DE TABELAS

Tabela 1. Perfil socioeconômico dos acadêmicos da Área de Ciências da Saúde de uma Universidade Comunitária, 2018..............................................................................................25

Tabela 2. Frequência do uso de psicofármacos por acadêmicos da Área de Ciências da Saúde de uma Universidade Comunitária, 2018..................................................................................27

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.5 Kb)   pdf (597.4 Kb)   docx (335 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com