TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Atuação da Psicologia em Situações que Envolvam Uso de Substâncias Psicoativas

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1 – Atuação da Psicologia em situações que envolvam uso de substâncias psicoativas

O Conselho Federal de Psicologia define os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), estabelecido pela Portaria do Ministério da Saúde nº 336, de 19 de fevereiro de 2002, como um equipamento de cuidado, articulado em rede, voltado para “[...] pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas” (CFP, 2019).

Com base no que você conhece sobre esse serviço e sobre a abordagem da Psicologia perante situações que envolvam uso de substâncias psicoativas, discorra sobre uma possibilidade de atuação nesse contexto.

Uma possibilidade de atuação no contexto do uso das substâncias psicoativas é a aplicação da estratégia de redução de danos. Segundo Barros (2019), a redução de danos consiste em criar uma estratégia conjunta com o usuário, considerando seus interesses e sua subjetividade, objetivando minimizar os riscos causados pelas substâncias psicoativas e promovendo o autocuidado. Busca ser prática e realista, pois será utilizada pelo individuo em seu cotidiano, sendo construída de acordo com o interesse e com a experiência dele.

Sendo uma proposta que parte de uma política de respeito aos direitos dos usuários, busca ser isenta de julgamentos, considera os fatos em detrimento da moral ou das crenças, é desprovida de uma estratégia preestabelecida e não tem como prioridade, necessariamente, a abstinência. Nesta estratégia, os profissionais procuram compreender e hierarquizar os riscos acerca do uso das substâncias psicoativas. Por meio do diálogo e do estabelecimento de vínculos, delimita-se qual será o dano que se buscará minimizar, considerando a relação entre o usuário, o uso da substância e os danos relacionados a ela. Assim, busca-se que a pessoa perceba o seu papel e se recoloque diante da situação, construindo novas alternativas de cuidado.

Apesar de os resultados obtidos com a aplicação da Redução de Danos serem superiores às tentativas de abstinência, de acordo com o CFP, observou-se que em abril de 2019 o Governo Federal instituiu a nova Política Nacional sobre Drogas (PNAD), “colocando a abstinência como única política pública para as(os) usuárias(os), reafirmando a prioridade das comunidades terapêuticas e incentivando o retorno à lógica manicomial” (CFP, 2019), extinguindo a Política Nacional de Redução de Danos.

REFERÊNCIAS

BARROS, E. B. Substâncias psicoativas e a atuação do psicólogo como redução de danos. Rev. UNINGÁ, v. 56, n. S1, p. 172-185, jan./mar. 2019. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/24> . Acesso em: 20 ago. 2021.

Governo Federal decreta fim da política de Redução de Danos. Conselho Federal de Psicologia. 12 abr. 2019. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/governo-federal-decreta-fim-da-politica-de-reducao-de-danos/>. Acesso em: 21 ago. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com