TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Mecanismos de Agressão e Defesa

Por:   •  11/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                                                                                                                                                         

[pic 1]

Curso: Biomedicina

Disciplina: Mecanismos de Agressão e Defesa

Atividade 1

Punção venosa é um procedimento realizado para a coleta de sangue ou para administrar medicações endovenosas. Por isso, há necessidade que a aplicação das técnicas para a realização do procedimento sejam baseadas nos princípios da biossegurança, visando minimizar os riscos de contaminação.  

Primeiramente é indispensável que o profissional faça a esterilização das mãos, utilizando álcool 70% para que quebre o ciclo de contaminação. Essa é uma das medidas básicas da biossegurança e muito eficaz.

O segundo cuidado a ser tomado, é o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, máscaras, jalecos e sapatos fechados. Isso diminuirá a transmissão de doenças, bactérias e contato com sangue e fluidos corporais do paciente.  

Também é necessário fazer a higienização do local que será feita a punção, com o uso de algodão embebido com álcool 70%, para evitar que os micro-organismos presentes sobre a pele entrem na corrente sanguínea.

Além disso, é essencial que o profissional esteja atento a validade do medicamento e a dose a ser administrada, para evitar qualquer dano a saúde do paciente.

E por fim, o descarte correto dos materiais utilizados é de suma importância, para que não haja riscos de contaminações e acidente ao profissional de saúde. Seguindo os protocolos de segurança o profissional de saúde e os pacientes estarão protegidos.

Referencias Bibliográficas

COMO EVITAR ACIDENTES DE BIOSSEGURANÇA. Falando de segurança, 2019. Disponível em: < https://falandodeprotecao.com.br/blog/2019/10/16/como-evitar-acidentes-de-biosseguranca/.>. Acesso em: 20, Maio de 2022.

MANUAL DA BIOSSEGURANÇA. Ccs.saude, 2001. Disponível em: < http://www.ccs.saude.gov.br/visa/publicacoes/arquivos/P2_Unidades_de_Sa%C3%BAde.pdf>. Acesso em: 20, maio de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com