TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos e Desenvolvimento

Por:   •  24/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Identificar quais os principais tipos de princípios ativos que alteram geneticamente um indivíduo, com foco especial nos medicamentos quimioterápicos

  1.  Objetivos específicos

  • Listar os grupos princípios ativos;
  • Demonstrar como ocorre a alteração;
  • Utilizar um fármaco de cada grupo para exemplificar;

3. DESENVOLVIMENTO

Alquilantes

Os fármacos alquilantes interagem quimicamente com o DNA tendo como principal alvo o ciclo celular, porém não são ativos apenas no processo de divisão celular. Os agentes alquilantes estabelecem uma ligação covalente com o DNA das células e fazem a alquilação que é a passagem de um grupo alquila de uma molécula para a outra, o que danifica o material genético não permitindo a sua replicação e assim eliminam as células durante a divisão ativa ou em inatividade.

Eles são usados em combinação com outros fármacos para atacar diferentes cânceres e todos diminuem a função da medula óssea e levam a perda de cabelo e transtornos gastrointestinais.

Como exemplo temos a ciclofosfamida, uma mostarda nitrogenada que é um dos alquilantes mais utilizado, que é citotóxico depois de gerar sua espécie alquilantes produzida por hidroxilação pelo CYP450. Além dele temos outros alquilantes como: Altretamina; Busulfan; Carboplatina; Carmustine; Clorambucil; Cisplatina entre outros.

Antimetabólitos

Os antimetabólicos são estruturalmente associados a compostos do interior da célula, no geral eles intervêm na disponibilidade de precursores normais dos nucleotídeos de purinas (Adenina; Guanina) ou pirimidinas (Timina; Citosina; Uracila) impedindo sua síntese ou competindo com eles na síntese de DNA ou RNA sendo assim a atividade desses agentes é maior na fase S do ciclo celular, pois é quando ocorre a síntese de DNA/RNA dobrando a quantidade deles da célula.

Esses agentes podem ser divididos em dois grupos: os antimetabólitos clássicos que possuem grande semelhança estrutural em relação ao metabólito original, que podem agir como inibidores enzimáticos ou causar síntese letal; e os não clássicos que possuem apenas uma remota igualdade com os metabólitos originais e seu único sítio de ação é a enzima-alvo original onde ele atua complexando com a enzima e impossibilitando a formação de complexo enzima-substrato funcional.

Como principal exemplo de antimetabólico clássico temos o metotrexato que é o principal antagonista do folato. Os folatos são fundamentais para a síntese de nucleotídeos purínicos e timidilato, que são indispensáveis para a síntese do DNA e divisão celular, então seu antagonista inibe a di-hidrofolato redutase e evita a formação de tetra-hidrofolato assim interferindo especificamente na síntese do timidilato. Ele é útil para tratar tumores de crescimento rápido, porém são prejudiciais a todas as células em divisão.

Como exemplo de antimetabólico não clássico temos a cicloguanila, pirimetamina, trimetoprima que são antimaláricos que possuem vaga semelhança com o ácido fólico, substrato de Diidrofolato redutase que agem como inibidores dessa enzima complexando-se com seu centro ativo, através de interações hodrofóbicas com a área adjacente ao centro ativo pelas cadeias polares de 2,4-diaminopiridina e sim-di-hidrotiazina. Esses fármacos, portanto, comportam-se como antagonistas do ácido fólico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com