TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Casos Clínicos

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Primeiro caso clínico:

Paciente A. S. D. 48 anos, 78 quilos, recorreu ao serviço de um farmacêutico clínico após indicação de seu médico. A. S. D relatou os problemas saúde que era acometida e os respectivos fármacos que faz uso.

  • A paciente é hipertensa e relatou que fazia uso de Losartana 50mg um comprimido por dia sempre após tomar café da manhã;
  • Hidroclortiazida 12,5mg  a noite;
  • Besilato de Anlodipino10mg um comprimido as 08h00min da manhã. No acompanhamento a aferição da pressão estava 120x180 (relatou que desde que iniciou a terapia com estes medicamentos sentiu às vezes dor de cabeça, sonolência repentina e náusea).
  • Relatou sofrer de depressão e fazer uso de a Paroxetina um comprimido de 40mg e Trazodona 50mg de manhã (após dialogar com a paciente, a mesma confessou não tomar os dois medicamentos, disse que tomava os comprimidos em dias alternados pois leu na internet que os mesmos podem causar dependência).
  • Ainda faz tratamento para ansiedade onde foi prescrito Bromazepan comprimido de 3mg à noite, porém relatou ter parado de tomar o medicamento por conta própria pois alguém da família disse que viciava. 
  • Relatou que nos últimos exames, o médico informou sobre a glicemia estar acima dos valores preconizados e iniciou tratamento com Metformina duas vezes por dia comprimido de 850mg, um comprimido de manhã e a noite (relatou que no início do tratamento sofreu de náuseas e enjôos, estando esta condição mais amena na atualidade)
  • Também faz tratamento para dislipidemia, onde o tratamento farmacológico é feito com sinvastatina, um comprimido de 40mg antes de se deitar.  
  • Disse que após retorno médico onde relatou enxaquecas, tonturas fortes e freqüentes e enjôos foi indicado Dicloridrato de Flunarizina 10mg duas vezes ao dia, de manhã e a noite e Dimenidrinato 100mg de uso esporádico quando em crises de enjôos e vômitos.

Todos estes medicamentos relatados acima a paciente A. S. D. faz uso com prescrição médica.

Ao ser indagada sobre a possível ingestão de outros fármacos, A.S. D. disse que recebeu de um parente no último  mês embalagens contendo Cilostazol, que este parente havia tomado para melhorar a circulação, como sentia muitas dores nas pernas ao conversarem o parente cedeu o medicamento. O exemplo de seu parente passou a utilizar dois comprimidos de 100mg por dia, um de manhã e outro a noite.

A paciente relatou as seguintes queixas:

  • Cansaço, tonturas, vertigens, agitação na hora de dormir, noctúria, enjôos, surtos de sonolência, prisão de ventre.
  • Ao aferir sua pressão a mesma estava 100x60. (Efeito da ação vasodilatadora do Cilostazol junto com os outros hipertensivos)

 Associando os medicamentos as queixas relatadas e avaliando as prescrições apresentadas pelo paciente temos: [pic 1]

[pic 2]

Medicamento

PWDT

DADER

Losartana

Segurança

Reações adversas do medicamento

5

C - Segurança

5

Hidroclortiazida

Segurança (Noctúria)

Por ser um diurético, este fármaco é melhor tolerado ao ser ingerido pela manhã, evitando esse efeito adverso.

5

C - Segurança

5

Intervenção Farmacêutica: Ao observar a prescrição médica, não constava horário específico. O horário da manhã foi indicado ao paciente, explicando de forma resumida os motivos, baseados na queixa  e modo de ação do fármaco.

Anlodipino

Segurança

Reações adversas do medicamento

5

C - Segurança

5

Paroxetina

Efetividade

Intervenção Farmacêutica: Foi enfatizado ao paciente, a real necessidade de se seguir a orientação da prescrição de forma adequada, e esclarecido as dúvidas quanto a dependência de maneira branda.

4

B - Efetividade

4

Trazodona

Efetividade

4

B - Efetividade

4

Bromazepan

Adesão

7

A - Necessidade

1

Metformina

Segurança

Reações adversas do medicamento

5

C - Segurança

5

Sinvastatina

Sem PRM

SEM PRM

Dicloridrato de Flunarizina

Sem PRM

SEM PRM

Dimenidrinato

Sem PRM

SEM PRM

Cilostazol

Indicação

2

A - Necessidade

2

Foi verificado a possibilidade da interação entre  Cilostazol com os Anti-hipertensivos, classificada como sinergismo, além dos efeitos anti-hipertensivos dos fármacos prescritos pelo médico para esse fim (Anlodipino e Losatana+Hidroclortiazida), o Cilostazol tem ação vasodilatadora gerando efeitos adversos de medicamento desnecessário como tonturas severas por causa da interação entre os outros fármacos e dor de cabeça e a baixa pressão.

Intervenção Farmacêutica: Foi explicado à paciente o quão sério é a automedicação, os riscos que podem trazer podendo levar a óbito. Foi esclarecida a questão dos efeitos adversos da interação medicamentosa neste caso e efetuado a suspensão da ingestão do medicamento Cilostazol.

Quanto as dores nas pernas, foi aconselhado procurar o médico para obtenção do diagnóstico e tratamento.

Intervenção Geral: Além das intervenções já mencionadas, foi esclarecido a paciente sobre alguns efeitos adversos, horários, dieta equilibrada, ingestão de fibras para melhoria da situação intestinal e a prática saudável de atividade física dentro das possibilidades da paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (413.5 Kb)   docx (851.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com