TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POP de análises alimentos

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3
  1. OBJETIVOS: Adotar procedimentos visando assegurar que as matérias-primas, ingredientes e embalagens utilizadas estejam em perfeitas condições higiênico-sanitárias, evitando contaminações.

  1. CARGOS/RESPONSABILIDADES: Este procedimento é aplicado a todos os setores que desempenham boas práticas de manipulação de alimentos da Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci, sendo de responsabilidades de todos os funcionários da unidade.

  1. CAMPO DE APLICAÇÃO: Visa aplicar o POP no setor de recebimento de matérias-primas, ingredientes e embalagens da Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci.
  1. SIGLAS:

POP: Procedimento Operacional Padrão

  1. PROCEDIMENTOS:

- Os produtos devem ser recebidos somente em dias e horários normais de funcionamento. Exceções podem ocorrer, desde que em comum acordo entre transportador, fornecedor e a direção do estabelecimento.

- Verificar se os veículos de entrega estão em bom estado de higiene e conservação. Em caso de produtos que necessitam de refrigeração, deve ser observado se esses veículos possuem câmara refrigerada, com temperatura de 4°C a 7°C. Quando se trata de produtos congelados, verificar se o veículo possui unidade frigorífica, com sua temperatura de -18°C a -12°C. Qualquer temperatura acima desse valor, o produto não deve ser recebido.

- A recepção dos gêneros alimentícios deve ocorrer em áreas exclusivas para este fim, protegida de chuva, sol, poeira e livre de materiais ou equipamentos inservíveis.

- Verificar as embalagens dos gêneros alimentícios não perecíveis no momento do recebimento, devendo estas estar fechadas, intactas e dentro do prazo de validade. No caso de grãos, verificar se estes estão secos, isento de impurezas e insetos.

- Verificar os itens perecíveis no momento do recebimento, deve estar íntegro, sem manchas, no ponto correto de maturação, sem larvas, sem danos, sem umidade externa anormal e sem sujidades. Os ovos frescos devem estar em embalagens apropriadas, apresentar casca áspera, fosca e sem rachaduras.

- Verificar a temperatura dos alimentos refrigerados ou congelados, registrando no Formulário de Registro da Temperatura dos Alimentos no Recebimento (Anexo 1).

- Procedimentos para verificar a temperatura dos alimentos:

  • Higienizar toda a extensão da haste do termômetro;
  • Esperar secar;
  • Ligar o termômetro;
  • Aguardar a temperatura estabilizar;
  • Inserir a haste do termômetro entre duas embalagens fechadas;
  • Esperar estabilizar a temperatura;
  • Fazer a leitura e registrar em planilha apropriada (Anexo 1).

- A temperatura dos produtos congelados deve estar entre -18°C e -12°C. Alimentos resfriados devem estar entre 6°C a 10°C. Alimentos refrigerados devem estar até 6°C com tolerância até 7°C.

- Caso a temperatura esteja fora do padrão, os produtos devem ser devolvidos no ato do recebimento, anotando no romaneio de entrega o motivo da devolução.

- Os gêneros alimentícios que necessitam de temperaturas de refrigeração (abaixo de 6°C) e congelamento (entre -18°C e -12°C) deverão ser retirados das embalagens secundárias e acondicionados em refrigerador ou freezer imediatamente.

- Verificar se a quantidade entregue está de acordo com as guias de remessa ou romaneios.

- Após fazer todas as conferências da qualidade e quantidade de todos os itens especificados, os comprovantes de entrega ou romaneios e guias de remessa de alimentos devem ser assinados como atesto de recebimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com