TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Agente Tóxico Desconhecido

Por:   •  18/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE

TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS

BIOMEDICINA

Aula 1 - Pesquisa do Agente Tóxico Desconhecido

Acadêmicos:                                   RA:

Fernando de Carvalho Figueiredo       110699

Luiza Fajardo Spricigo                         105996

Prof. Dr. Samuel Botião

MARINGÁ – PR

2020

  1. INTRODUÇÃO

     Acredita-se que os metais podem ser as substâncias mais tóxicas conhecidas pela humanidade. Por volta de 2.000 aC, como subproduto da fusão da prata, grande quantidade de chumbo foi obtida do minério, o que pode ser o início do uso humano desse metal.

    A diferença entre metais pesados ​​e outras substâncias tóxicas é que eles não são sintetizados nem destruídos pelos humanos. As atividades industriais não só alteraram a distribuição desses elementos na terra, mas também reduziram muito a persistência desses metais no minério e a produção de novos compostos.

    A presença de metais costuma estar relacionada à localização geográfica, seja na água ou no solo, pode ser controlada restringindo o uso de produtos agrícolas e proibindo a produção de alimentos em solos contaminados por metais pesados.

    Todas as formas de vida são afetadas pela presença de metais, dependendo da dosagem e da forma química. De bactérias a humanos, muitos metais são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos, mas sua concentração é muito baixa e pode causar danos aos sistemas biológicos.

   Tendo em consideração o número potencialmente grande e crescente de substâncias voláteis e não voláteis, bem como a complexidade da matriz e a disponibilidade de um número geralmente limitado de amostras, a identificação de substâncias toxicologicamente significativas em amostras biológicas e de alimentos é um grande desafio. Esse problema se torna particularmente complicado quando há pouca ou nenhuma informação sobre o histórico da amostra, o que é uma situação comum em toxicologia clínica e forense.

  1. METODOLOGIA

Amostra 1 (água): Recipiente de material plástico transparente, com tampa de rosco de material plástico fosco, contendo X mL da amostra. Material incolor e inodoro. Na etiqueta da garrafa constavam as seguintes informações: Água Mineral Fonte Viva; Envasada: 11/06/2019; Data de validade: 11/12/2019; Lote: 6046/19-CT.

Amostra 2 (leite): Recipiente de vidro com tampa preta de borracha, contendo X mL de amostra. Material de cor branca e sem odor diferente do habitual. Na etiqueta da embalagem constavam as seguintes informações: Leite Integral Lactolar; Lote: 75557-H; Data de fabricação: 05/06/2019; Data de validade: 05/12/2019.

Amostra 3 (chá): Recipiente de material plástico fosco, com tampa de rosca da mesma cor do recipiente contendo 300 mL de amostra. Não apresentou cor e odor diferentes do normal. Na etiqueta constavam as seguintes informações sobre a amostra: Chá Emagrecedor Ladypri; Data de fabricação: 05/09/2019; Data de validade: 18/03/2020.

Amostra 4: Identificada como branco, sendo apenas água destilada pura.

1. Ensaios preliminares:

1.1. Exame físico: Foi anotado todos os aspectos característicos do bocal e seu conteúdo, foi pesado o volume da amostra e dividido o material recebido para análise em duas partes, a primeira como amostra média e a segunda como contraprova, se caso se fizesse necessário. A amostra média foi fragmentada, homogeneizada e dividida em cinco partes, das quais, ⅕ foi destinada para a realização de ensaios preliminares, ⅖ para a pesquisa de metais e voláteis, e os outros ⅖ restantes para a pesquisa de orgânicos fixos.

1.2. Exame químico:

1.2.1. Alteração de pH

Foi adicionado 2 mL da amostra e 2 mL de água em um béquer, foi verificado o pH aproximado da amostra, a frio, posteriormente, o béquer foi colocado em banho de água a 60ºC, após 15 minutos foi verificado novamente o pH, e o resultado da leitura indica se a reação é fixa ou volátil.

2. Pesquisa de Voláteis: foi realizada a técnica de papéis reativos.

Os papéis reativos foram colocados no interior do béquer, já devidamente identificados, sem que os mesmos tocassem e foram presos com fita credo do lado externo do béquer. Foi preparado um béquer para cada amostra, e também um para o branco. Umedeceu-se as fitas com uma pequena quantidade de água destilada, e o excedente de água do interior do béquer foi retirado com o auxílio de uma pipeta pasteur. Foram transferidos cerca de 5 mL de cada amostra em seu respectivo béquer e 5 mL de água destilada ao béquer destinado ao branco. O conteúdo de cada béquer foi acidificado com cerca de 3 gotas de ácido tartárico a 10%. Cada béquer foi coberto com um vidro relógio para a realização do banho de água a 37ºC por 15 minutos, tanto das amostras como do branco. Após o tempo decorrido, observou-se se ocorreu uma mudança de coloração do papel para que possa ser feita posteriormente a comparação com a tabela disponível na apostila.

3.Pesquisa de metais (teste de Reinsch):

Foram preparados 3 béqueres pequenos, um contendo ácido nítrico a 15%, outro contendo etanol e o último contendo éter. A lâmina de cobre foi lavada no béquer com ácido nítrico a 15%,

Após a sequência de lavagens a lâmina de cobre foi colocada em outro béquer, contendo 4 mL de HCL concentrado, posteriormente, foi adicionado 5 mL da amostra suspeita lentamente pelas paredes do béquer, o mesmo contendo a lâmina foi aquecido em banho de água (60ºC), até no máximo, 1 hora, esta etapa foi realizada com o vidro relógio cobrindo o bocal do béquer, a fim de manter o volume original adicionando HCl a 10%, por fim a lâmina foi removida e lavada com água destilada, foi examinada e o resultado comparado com a tabela disponível na apostila para comparação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com