TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO EM MEIO A PANDEMIA

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO EM MEIO A PANDEMIA

Adriani Costa Vieira Amorim¹, Beatriz Oliveira Santos², Bruno Santos Sena³, Carine Morbeck Cardoso, Catia Ramos dos Santos⁵,Daniele Sousa Nascimento 6, Dilaine Sousa Nascimento 7 Ednalva Sampaio Pereira8, Felipe Souza Cidreira8Luciara Machado Hipolito10, Maria Eduarda Barbosa Passos11,Yasmim de Jesus Santos 12

Resumo

O mundo do trabalho está sendo profundamente afetado pela pandemia global da Covid-19.Com o mercado em competição, as empresas passam a se preocupar mais com lucro e colocações perante seus concorrentes, exigindo dos funcionários, mais horas trabalhadas e altos índices de resultados em prazos cada vez mais curtos deixando de lado a qualidade de vida do trabalhador. A proposta básica para solucionar essa questão, é desenvolver e oferecer um ambiente de trabalho bom, não só para a saúde econômica da empresa, mas também para a saúde das pessoas que ali trabalham e fazem parte daquele contexto diário.O presente projeto deteve-se no objetivo de caracterizar, identificar e propor a empresa melhorias necessárias a apreensão de sugestões de qualidade  de vida no ambiente de trabalho em momento de pandemia.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Dificuldades; Pandemias; Condições de Trabalho; COVID-19

Abstract

The world of work is being profoundly affected by the Covid-19 global pandemic. With the market in competition, companies start to worry more about profit and placements before their competitors, demanding from employees, more hours worked and high rates of results in increasingly shorter terms, leaving aside the quality of life of the worker. The basic proposal to solve this issue is to develop and offer a good working environment, not only for the economic health of the company, but also for the health of the people who work there and are part of that daily context. This project focused on characterizing, identifying and proposing the company's necessary improvements to apprehend the meaning of quality of life in the workplace at a time of pandemic.

Keywords: Worker's health; Difficulties; Pandemics; Work conditions; COVID-19

[pic 5]

INTRODUÇÃO

A pandemia do Covid-19 trouxe um conjunto de fatores de estresse para a população não existente em períodos de normalidade. Alguns desses fatores resultam da própria pandemia, enquanto outros, de suas políticas de enfrentamento. Entre as medidas de enfrentamento, várias regras de distanciamento social foram implementadas.

A implantação da Gestão de Qualidade de Vida em uma empresa é uma ferramenta essencial para identificar a importância dos funcionários para uma organização. Os programas de QVT têm como finalidade proporcionar ambientes de trabalhos mais agradáveis, condições melhores nos aspectos: saúde, físico, emocional, social; além de tornar equipes mais comunicativas, integração dos setores com seus superiores, entre outras vantagens favoráveis a satisfação de todos aqueles inseridos na organização.

 Segundo Chiavenato (2004, p. 448) “A gestão da qualidade total nas organizações depende fundamentalmente da otimização do potencial humano.

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem um capítulo específico para segurança e medicina do trabalho. As empresas têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes.  Também é obrigatório à empresa fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados ao risco e em perfeito estado de funcionamento (artigo 166). 

Este projeto tem o objetivo de explorar alguns fatores de estresse associados à pandemia, destacando que seus efeitos agregados aumentam à probabilidade de risco a saúde do trabalhador. Propõe ainda um conjunto de ações para atenuar os efeitos decorrentes desses fatores de estresse. Por fim, indica alguns caminhos para se pensar em uma estratégia de saída. Avaliando propostas para uma nova forma de trabalho, inserida no contexto da pandemia e de pós-pandemia.

MATERIAL E MÉTODO

Trata-se de uma proposta visando melhorias para o trabalhador, de natureza qualitativa e caráter exploratório e explicativo, onde foram utilizados como referência publicações, periódicos (livros, revistas). Sendo que os objetivos serão a analise de forma descritiva.“As principais características deste tipo de pesquisa é o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados:  Questionamentos, formulários, observação sistemática”(BEUREN,2006, p.139),que visam investigar  a necessidade que a empresa e os trabalhadores precisam para melhores condições de trabalho.

Quanto aos procedimentos efetua-se um estudo de caso na  empresa, localizada na rua Urbano Goldi, Centro, Jequie-Ba. A pesquisa do tipo estudo de caso caracteriza-se principalmente pela sua importância e é preferido pelos pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos a respeito de determinado caso especifico. (BEUREN, 2006, p. 84). O estudo de caso é importante visto que se permite uma investigação se preservando as características significativas dos eventos na vida real. Desta forma aplica-se o instrumento de pesquisa em uma organização com intuito de trazer informações com embasamento realista.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Para obter informações das questões relacionadas ao trabalho do dia a dia do funcionário, apostamos na possibilidade de contribuir, por essa via, para a abertura de idéias e mudanças em torno das discussões sobre saúde e segurança no trabalho, visando uma transformação das práticas e das metodologias prevencionistas tradicionais.

Destacamos a reorganização de fluxo de entrada e saída de usuários, testagem regular e em ambiente domiciliar de trabalhadores, reorganização dos ambientes de trabalho, orientação e estímulo ao uso de EPIs, redução da carga horária de trabalho, oferta de apoio social e psicológico aos trabalhadores. Esta pesquisa se caracterizou em um estudo de caso realizado na Clinica Medica e Fisioterápica, na cidade de Jequié (Bahia, Brasil). Para realizar a análise de resultados foi aplicado um questionário composto por perguntas fechadas, método em que as informações foram coletadas através do preenchimento virtual, feito pelo Google formulário e enviados por meio do aplicativo de comunicação (Whattsap), com o objetivo de avaliar o nível de satisfação e motivação de cada colaborador, além de verificar a existência de programas de qualidade de vida no trabalho. Na reunião a equipe descobriu que a empresa será remanejada para um novo lugar, mais amplo. Então a gerência decidiu implantar o projeto de melhoria apresentado pela equipe no novo ambiente, para melhor funcionamento e visando o trabalhador. Como forma de agradecimento pelo acolhimento à empresa, o grupo se reuniu financeiramente e foi realizado a entregar de kits de EPI"S”, para melhor proteção à qualidade de vida do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (731.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com