TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE ARTIGO

Por:   •  4/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO SOBRE O ARTIGO

 A Gestão Hospitalar, de forma resumida, significa administrar os diversos setores existentes em um hospital, bem como os recursos humanos, financeiros, sanitários, como também gerenciar processos e analisar todas as necessidades e demandas de serviços para garantir a segurança, saúde e prestação de um serviço com qualidade para os pacientes. Por ser uma área que constantemente surgem problemas para ser solucionados, o gestor hospitalar precisa sempre ter propostas rápidas de soluções, para que esses problemas sejam resolvidos da forma mais eficaz possível.  É de responsabilidade do gestor cuidar desde a implantação de rotinas diárias do estabelecimento, até os equipamentos necessários para o seu bom funcionamento. O trabalho de organizar o dia-a-dia de um ambiente hospitalar é muito desafiador. Por isso, o gestor hospitalar deve incluir processos operacionais transparentes e que facilitem e otimizem a assistência aos pacientes.

Um princípio básico para se realizar uma boa gestão hospitalar, é primeiramente ter um bom planejamento estratégico. Por isso, é preciso estabelecer metas e, a partir delas, criar estratégias para alcançar os objetivos esperados. Outro fator muito importante é que se tenha um bom gerenciamento das finanças do hospital, que é essencial no sentido de evitar prejuízos que impactem no bom funcionamento e no atendimento da instituição. Treinar e acompanhar a produtividade da equipe de profissionais traz benefícios muito grandes, pois profissionais bem capacitados, são um fator muito importante para redução do tempo de espera, e um atendimento de qualidade no hospital. Por isso é essencial investir em capacitação e treinamentos, visando manter os profissionais atualizados, bem como para aprimorar suas habilidades. Mapear e monitorar os processos hospitalares, também são requisitos para que se tenha uma boa gestão hospitalar. Sendo assim, é essencial mapear e monitorar os fluxos e os processos hospitalares (sejam eles de materiais, equipamentos ou pessoas), de modo a detectar riscos e eliminar desperdícios, resolvendo os problemas de modo eficaz e sistemático. Atualmente, o uso da tecnologia vem trazendo diversos benefícios para a gestão hospitalar, pois cada vez mais ela vem ajudando a otimizar processos, além de reduzir custos e facilitar a gestão da informação. Outro princípio básico para uma boa gestão hospitalar, é fazer sempre uma análise dos resultados, com o objetivo de aperfeiçoar os processos e fazer alterações necessárias em tempo. Todo empenho em proporcionar uma boa gestão hospitalar se retrata em benefícios para o hospital, para os pacientes, e para população de uma forma geral, que ganham um atendimento de qualidade.

O gerenciamento de uma farmácia hospitalar é fundamental para que o hospital possa cumprir com qualidade e rapidez as necessidades dos pacientes e da sociedade. Por isso, bem como mencionado anteriormente para um gestor hospitalar, aqui o RT pela farmácia hospitalar deve manter um rigoroso monitoramento sobre os medicamentos, materiais e insumos utilizados, e disponibilizados aos pacientes do hospital. O Farmacêutico RT deve estar sempre atento para as necessidades do dia-a-dia e aberto às mudanças necessárias para sua modernização, onde cada vez mais também é utilizada a tecnologia a benefício das atividades diárias dos profissionais que trabalham na farmácia hospitalar. É importante que o RT acompanhe o processo estabelecido e a eficiência da equipe de trabalho, que é responsável para que todo o serviço ofertado seja de qualidade para a excelência do atendimento, assim como também, para um gestor hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com