TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FARMÁCIA HOSPITALAR

Por:   •  21/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.722 Palavras (19 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR

CAMPUS DE PARANAVAÍ/PR

CURSO DE FARMÁCIA

MISAEL BATISTA REIS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DA DISCIPLINA DE FARMÁCIA HOSPITALAR

PARANAVAÍ - PR

2021


MISAEL BATISTA REIS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DA DISCIPLINA DE FARMÁCIA HOSPITALAR

Relatório apresentado como requisito parcial à obtenção da aprovação na Disciplina de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em Farmácia Hospitalar do Curso de Farmácia – Bacharelado – da Universidade Paranaense – UNIPAR – Campus de Paranavaí.

Orientador(a):
Profa. Ma. Marina Gimenes

PARANAVAÍ – PR

2021


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. OBJETIVOS        4
  1. OBJETIVO GERAL        4
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4
  1. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        5
  1. INFORMAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO        5
  2. INFRAESTRUTURA DO ESTABELECIMENTO        5
  3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO        6
  1. Dispensação de medicamentos em geral        6
  2. Dispensação de medicamentos termolábeis        7
  3. Dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial (Portaria 344/98) e antimicrobianos (RDC 2/2011)        7
  4. Dispensação de medicamentos da Farmácia Popular        7
  5. Processo de compra        8
  6. Recebimento de mercadorias        10
  7. Guarda e armazenamento dos medicamentos        10
  1. Guarda e armazenamento dos medicamentos termolábeis        11
  1. Segregação de medicamentos vencidos        11
  2. Prestação de serviços farmacêuticos        11
  1. Aferição de pressão arterial        11
  2. Aferição de glicemia capilar        12
  3. Aplicação de injetáveis por via intramuscular        13
  1. CONCLUSÃO        15

ANEXO        16


  1. INTRODUÇÃO

        Preliminarmente, cumpre esclarecer que o Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em Farmácia Hospitalar do Curso de Farmácia – Bacharelado – da Universidade Paranaense – UNIPAR – deveria ser realizado em ambiente hospitalar para que o aluno pudesse ter uma visão mais próxima da atuação do farmacêutico nessa importância área de atuação.

         Todavia, na época de realização do estágio, as instituições hospitalares, em caráter temporário, não estavam recepcionando alunos para realização de estágio nessa área por conta do risco de contágio do novo coronavírus, a COVID-19, a qual foi caracterizada pela OMS como uma pandemia em 11 de março de 2020.

         Pela razão acima exposta, a orientadora da disciplina de estágio, Prof.ª Ma. Marina Gimenes, autorizou que a carga horária de 120 horas exigida para o referido estágio fosse cumprida integralmente em ambiente de farmácia privada. Nessa esteira, visando suprir a vivência prática do aprendizado das atividades que seriam desenvolvidas no âmbito da farmácia hospitalar, a farmacêutica responsável pela supervisão do estágio sempre realizava um paralelo com atividades desenvolvidas na farmácia privada comparando com os procedimentos do ato na farmácia hospitalar.

        Este relatório de estágio abordará o acompanhamento das atividades realizadas pelo farmacêutico no âmbito da farmácia privada.

         Nas páginas subsequentes serão apresentados os objetivos do presente estágio, a descrição das atividades desenvolvidas, e as conclusões.


  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

        Acompanhar a rotina do profissional farmacêutico, suas competências técnicas e éticas em Farmácia Hospitalar.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a realidade profissional em farmácia privada, observando sua dinâmica de funcionamento, organização, fornecendo elementos que possam subsidiá-lo em sua escolha profissional;
  • Proporcionar a aquisição de habilidades práticas na execução das tarefas no campo da atuação técnica e administrativa, associando ao conhecimento teórico a vivência prática nas respectivas áreas, inclusive na assistência farmacêutica;
  • Reconhecer e distinguir as atribuições do farmacêutico na farmácia privada;
  • Acompanhar e desenvolver atividades de dispensação de medicamentos em geral, bem como medicamentos controlados, abrangidos pela Portaria 344/98 e antimicrobianos (RDC 20/2011); dispensação de medicamentos através do programa Farmácia Popular; dispensação de medicamentos pelos programas de descontos dos laboratórios (PBM’s); prestação de serviços farmacêuticos; participação no processo compra, recebimento de mercadorias, armazenamento, entre outros.


  1. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
  1. INFORMAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO

        O Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório foi realizado na Farmácia Avenida, empresa devidamente inscrita no CNPJ sob nº 07.748.735/0001-47, com sede na Avenida dos Barrageiros, 580, Quadra 87, no distrito de Primavera, município de Rosana/SP, no período de 02/08/2021 à 31/08/2021, no horário das 08:00h às 14:00h, compreendendo 6h/dia (seis horas por dia), perfazendo um total de 132 horas de estágio.

        A supervisão do estágio local ficou a cargo da farmacêutica responsável técnico, Dra. Fernanda Érika Borin Nakahara, devidamente inscrita no CRF/SP sob nº 91.117, e a orientação ficou a cargo da Profa. Ma. Marina Gimenes.

  1. INFRAESTRUTURA DO ESTABELECIMENTO

        A Farmácia Avenida é setorizada da seguinte forma: área de vendas, área de  recepção de mercadorias, um escritório administrativo, uma sala de aplicação, três sanitários, sendo um com acessibilidade para uso de clientes e outros dois para uso de funcionários, um depósito para estoque de mercadorias, um depósito para materiais de limpeza (DML), uma área de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com