TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVACIONAL EM CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO

Por:   •  1/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 9

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

       RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO OBSERVACIONAL EM CENTRAL DE ABASTECIMENTO    FARMACÊUTICO

ARIANA TAPAJÓS DE SOUSA

SANTARÉM- PA

NOVEMBRO/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

Estágio curricular supervisionado observacional em Central de abastecimento farmacêutico - CAF

ARIANA TAPAJÓS DE SOUSA

Registro acadêmico

201300191

Período

10º semestre

Local de estágio

CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO – CAF

Travessa 7 de setembro S/N

Nome do supervisor de estágio e cargo

Inácio Aguiar Azevedo

FARMACÊUTICO

Período de estágio

Inicio: 27/11/2017    Término: 08/12/2018

Carga horária: 5 horas

Total de horas: 60 horas

Turno: Matutino

  1. INTRODUÇÃO

Na tentativa de promover a saúde nos serviços públicos e privados, a Assistência Farmacêutica tem sido um forte aliado, através de apoio às ações de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população, porém não basta dispensar o medicamento e sim ofertá-lo com qualidade e de forma racional.

Tendo em vista que o medicamento representa perspectiva de resolutividade de grande parte dos graves problemas da saúde, a preservação da sua qualidade deverá ser garantida desde a fabricação até a dispensação ao paciente. Desta forma as condições de estocagem, distribuição e transporte devem ser adequadas, para assim manter a qualidade dos medicamentos dentro de padrões ideais.

As boas práticas de estocagem do medicamento são requisitos indispensáveis para sua preservação, pois os fármacos são produtos de natureza perecível. A manutenção de sua estabilidade durante sua distribuição e armazenamento é fundamental para garantir sua efetividade, reduzir perdas e minimizar gastos.

O uso irracional e desnecessário de medicamentos e a automedicação, são alguns dos fatores que levaram à necessidade de definir uma política de medicamentos no Brasil.

A aprovação da Política Nacional de Medicamentos foi de suma importância para o Sistema Único de Saúde, porque tem o propósito de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais.

A complexidade de desafios a ser enfrentados pela Assistência Farmacêutica, leva à imprescindibilidade do engajamento do farmacêutico em campanhas educativas sobre o uso racional e à conscientização do usuário sobre a necessidade de manter o fármaco em 11 condições ideais para a sua conservação, como: mantê-lo ao abrigo da luz, do calor e da umidade, garantindo assim a qualidade do medicamento.

A forma de armazenamento dos medicamentos é certamente um dos mais gritantes problemas da Assistência Farmacêutica, tendo em vista que são notórios os desperdícios que ocorrem devido ao não cumprimento das normas e procedimentos de boas práticas de estocagem, falta de infra-estrutura dos locais que os armazenam e consequentemente evidências de prejuízos financeiros e porque não dizer danos a saúde da comunidade, pois tudo isso implica ao não cumprimento do uso racional dos medicamentos.

  1. OBJETIVOS

  1.  Objetivo Geral

Acompanhar a pratica é atuação do farmacêutico na central de abastecimento Farmacêutico.

  1.  Objetivo Específico

  • Observar atividades de armazenamento e distribuição de medicamentos.
  • Conhecer a organização do CAF

  1. ATIVIDADES OBSERVADAS

  1.  Apresentação do local de estágio

A CAF fica localizada na região central da cidade. É uma área restrita, destinada a receber, armazenar e entregar materiais e medicamentos para o uso de 89 unidades básicas da cidade, assim como também das regiões de curua-una, planalto, regiões de rios e eixo forte.

Na sua divisão estrutural e feito por: área de recebimento; sala de recebimento, sala de conferência; sala de segregação; sala do programa de saúde mental, sala do programa saúde da mulher/ hiperdia, farmácia básica, sala de controle de estoque, sala de medicamentos sujeitos a controle especial.

3.2 Organograma

[pic 1] 

  1.  Armazenamento

O armazenamento como de toda e qualquer CAF procura garantir a qualidade dos medicamentos sob condições adequadas assim como mantem um controle de estoque eficaz, bem como sua disponibilidade em todas os locais de atendimento.

De acordo com o manual do Ministério da Saúde Boas Práticas para Estocagem de Medicamentos ou, ainda, com o Guia Básico para a Farmácia Hospitalar (BRASIL, 1994) e com as Diretrizes para estruturação de farmácias no âmbito do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2009), todos os produtos devem ser armazenados obedecendo às condições técnicas ideais de luminosidade, temperatura e umidade, com o objetivo de assegurar a manutenção das características e da qualidade necessárias à correta utilização. Os produtos devem ser dispostos de forma a garantir as características físico-químicas, a observação de prazo de validade e, ainda, a manutenção da qualidade. Por outro lado, o sistema de distribuição deve permitir que os produtos cheguem a seu destino com qualidade e de maneira rápida, devendo obedecer a rotinas pré-estabelecidas. O CAF procura manter os padrões de armazenamento, com locais refrigerados, onde todos os medicamentos são armazenados em prateleiras ou sob estrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com