TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE CAPITALISMO, SOCILISMO, ANARQUISMO

Por:   •  27/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

• Capitalismo

O Capitalismo é um sistema econômico, ou seja, lida com dinheiro e bens, e tem como principal objetivo o retorno do capital investido, o lucro. Dentro desse sistema, os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, no qual são tomadas decisões relacionadas a oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos que não são feitos pelo governo, onde o lucro é distribuído para os proprietários que investem em empresas e o salário é pago ao trabalhador pela empresa.

• Socialismo

O movimento socialista se desenvolveu a partir da insatisfação e o desejo de mudança relacionados ao Capitalismo, com os ideais de Karl Marx e Friedrich Engels, tendo como ideal uma sociedade na qual não exista empregador e empregados, para que possa existir a igualdade e a liberdade para todos os seus membros, e sendo assim, os meios de produção não são de propriedade privada de uma minoria. Dentro desse modo de organização social, existe a distribuição igualitária de riquezas e propriedades, com o intuito de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

• Democracia

O conceito de democracia prevê que o governo seja exercido em função do bem comum, com o objetivo de proporcionar oportunidades que favoreça a aquisição de bens básicos, de forma a defender os direitos dos cidadãos e facilitar o cumprimento de seus deveres. Na democracia, a participação de todos se dá através do voto, e assim as leis são estabelecidas a partir daqueles que foram escolhidos pelo povo para os representarem. Este regime não tem a necessidade de ser um sistema fechado, já que ele pode se adequar conforme as necessidades e evolução do povo, daí surge a ideia de que a democracia é o “governo do povo e para o povo”, dando igualdade de oportunidade para todos, uma vez que todos se tornam iguais perante a lei.

• Monarquia

Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe etc.) que o exerce de forma hereditária e vitalícia, se a necessidade de consultar o povo para fazê-lo. O local onde o monarca vive e trabalha é chamada de corte, e os cidadãos de uma monarquia são denominados súditos. Esse modo de governo predominou todas as sociedades humanas até o final do século XIX.

• Ditadura

A ditadura caracteriza-se por ser um regime governamental no qual todos os poderes estão concentrados em um único indivíduo, grupo ou partido. O ditador não admite que haja oposição a seus atos ou ideais, e possui poder e autoridade absoluta, e não há a participação do povo. É um regime que possui aspectos totalitários, e geralmente é implantado a partir de um golpe de estado.

• Social-democracia

A Social-democracia é a ideologia política de “esquerda” que acredita na transição para o Socialismo sem haver a necessidade de uma revolução. Esse sistema aceita a propriedade privada, com uma política centrada em reformas sociais, que são caracterizadas por uma maior preocupação com as pessoas carentes ou desprotegidas, e uma distribuição da riqueza gerada de forma mais igualitária, defendendo também a concepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com