TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: OBSTÁCULOS DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO BRASIL

Por:   •  27/10/2018  •  Resenha  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA[pic 3]

DEPARTAMENTO DE SAÚDE

CURSO: FARMÁCIA

........................................................................

RESENHA CRITICA:

OBSTACULOS DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO BRASIL

FEIRA DE SANTANA - BA[pic 4]

2017

...................................................[pic 5]

RESENHA CRITICA:

OBSTACULOS DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO BRASIL

Resenha critica apresentada á Universidade Estatual de Feira de Santana, como critério de avaliação parcial na disciplina Metodologia da Pesquisa em Saúde do curso de Farmácia, sob a orientação do Prof. ...

FEIRA DE SANTANA - BA

2017

OLIVEIRA, Andrezza Beatriz; OYAKAWA, Carlos Norio;MIGUEL, Marilis Dallarmi; ZANIN, Sandra Maria Warumby; MONTRUCCHIO, Deise Prehs. Obstáculos da Atenção Farmacêutica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas,[S.I.], v. 41, n. 4, p. 410-413, out./dez., 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 maio. 2017, 07:50.

CREDENCIAIS DOS AUTORES:

Andrezza Beatriz Oliveira tem Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2007) e Farmacêutica Bioquímica da Prefeitura Municipal de Curitiba, Brasil.

Carlos Norio Oyakawa é estudante da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Marilis Dallarmi Miguel tem Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2000) e éprofessor associado IV da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Sandra Maria Warumby Zanin temDoutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2006) e é Adjunta III da Universidade Federal do Paraná,Brasil.

Deise Prehs Montrucchio tem Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2012) e é Professora Classe Adjunta da Universidade Federal do Paraná,Brasil.

RESUMO:

A Atenção Farmacêutica tem o intuito de atender ao usuário do medicamento em todos os sentidos, visando garantir sua qualidade de vida e saúde, sem dar prioridade a fins lucrativos. Entretanto, essa pratica tem sido um desafio a ser vencido nas farmácias, já que estas estabelecem objetivos meramente lucrativos, terminando por desvalorizar a profissão. Constata-se então a importância de estimular e conscientizar esses profissionais e a população quanto a Atenção Farmacêutica.

PALAVRAS-CHAVE: Atenção Farmacêutica; Medicamento; Farmácia.

ANÁLISE:

Na introdução, o artigo ”Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil”, com uma linguagem restringida ao nível acadêmico por conter termos científicos e técnicos, tem o objetivo de informar a comunidade acadêmica e principalmente o curso de farmácia, sobre a ineficiência ou ate mesmo inexistência da atenção farmacêutica nas farmácias brasileiras, que consiste no acompanhamento do usuário por um farmacêutico que, por sua vez, irá priorizar a saúde e bem estar deste usuário, orientando-o quanto ao uso dos medicamentos, seus efeitos etc., e quantificar como os farmacêuticos atuam apenas como simples dispensadores de medicamentos.Os autores, entretanto, afirmam que paraestes cuidados da AF (Atenção farmacêutica) acontecerem faz-se necessário a postura por parte do profissional, que antes tinha sua formação deficiente quanto ao atendimento clinico, sendo porem, muito bem qualificados atualmente e devem exigir seu espaço. Contudo esse é o menor dos problemas, já que nas farmácias brasileiras tem-se apenas o estabelecimento como ponto comercial e não de saúde. Está, então, seria a pior das barreiras a se transpor, pois os donos de farmácias não veriam vantagem nesse atendimento especial, pois o intuito deles não é informar, e sim, apenas vender.E como se já não bastasse, há a competição interna entre os funcionários a fim de conseguir comissão. Fica, então, o farmacêutico praticamente de mãos atadas, pois tenta fazer seu papel para o qual se preparou tanto, mas tem de se submeter a sistemas comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com