TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVESIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

CAMPUS XVII-BOM JESUS DA LAPA

CURSO: PEDAGOGIA

PATRÍCIA ROCHA DA CONCEIÇÃO

RESENHA CRITICA: A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL

BOM JESUS DA LAPA

2018

RESENHA CRITICA: A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL

KREUTZ, Lúcio. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E. M. T. (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 347 – 370.

Lúcio Kreutz é um professor aposentado, graduado em Filosofia e Pedagogia com mestrado e doutorado em Educação. Foi professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul e é integrante do Conselho Editorial de periódicos e de 2 coleções de livros na área da educação. Tem experiências na área de Educação, com ênfase em Historia da Educação, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Processo Escolar na Imigração alemã, italiana e polonesa.

Os imigrantes começaram a chegar no Brasil a partir do século XIX. Os italianos, alemães e japoneses fixaram em áreas rurais, sendo que o processo escolar foi característica quase exclusiva desse grupo. As escolas étnicas, escolas elementares de imigrantes, foram criadas como forma de conservar alguma forma de identificação étnica.

O rápido desenvolvimento dos Estados Unidos, com a contribuição de grandes levas de imigrantes; a imigração como forma de garantir a ocupação de espaço geográfico; e a imigração de europeus para "branquear o país", foram os motivos que levaram o governo brasileiro a incentivar a imigração.

A imigração para o Brasil ocorreu em um momento de ênfase na formação da nacionalidade é uma tendência de afirmação da unidade simbólica, que se apoiava em um sistema escolar igualitário, com a função de difundir uma cultura uniforme. Dentro dessa tendência a escola tem um papel central na interiorização da ideia de que os conhecimentos genéricos são superiores aos conhecimentos particulares e locais.

O quadro em que o Brasil se encontrava na década de 1890 o sistema escolar altamente deficitário levou alguns grupos de imigrantes a pressionarem o estado em favor das escolas públicas, enquanto que os grupos estabeleceram em núcleos homogêneos investir em escolas étnicas. Sendo que por não terem condições para oferecer escolas públicas de qualidade os estados incentivaram processo escolar dos imigrantes.

A etnia com maior número de escolas de imigração no Brasil foi a de imigrantes alemães, que de regiões vieram de regiões com acentuada tradição escolar e eu não dicas na região de imigração uniram-se na construção de escolas étnicas. As escolas técnicas alemãs era o principal ponto de apoio para ação da igreja católica. Ainda cara de 20 e 30 quando o índice em torno de 80% os núcleos alemães tinham poucos analfabetos.

Outro grupo que se uniram na construção de escolas técnicas foi os imigrantes italianos, Apesar de que não é indicada uma estrutura de apoio ao processo escolar. as escolas italianas eram distintas por causa da região de proveniência dos Imigrantes pelo contexto socioeconômico regional e também pelas diferentes iniciativas do estado na educação. a partir da década de 20 as escolas de imigrantes italianos foram passando gradativamente para as escolas públicas e em 1938 escolas étnicas italianas, isso pode ser explicado pelo fato de que os italianos foram os que menos vincularam a escola com suas perspectivas de organização comunitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com