TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do artigo A Aids no Brasil

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA GESTÃO EM SAÚDE

Resenha Crítica do artigo A Aids no Brasil

Nome da aluna: Natalia Gonçalves Gomes

Trabalho da disciplina Política e legislação em saúde

                                                 Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso

Rio de Janeiro

2020

A AIDS NO BRASIL

Os autores Rohit Deshpande e Ricardo Reisen de Pinho, traz para a leitura do seu artigo intitulado A Aids no Brasil, publicado em 12 de abril de 2007 pela revista da Harvard Bussiness relata sobre um acordo realizado com o ministro da saúde  e o laboratório Abbout sobre a redução do valor do medicamento Kaletra em pacientes infectados pelo vírus do HIV.

Segundo dados do Ministério da Saúde 2019. Estima-se que no Brasil 866 mil pessoas vivem com o HIV a epidemia está estabilizada, com taxa de novos casos de AIDS em torno de 18,3 a cada 100 mil habitantes. Nos últimos cinco anos representa 40,9 casos novos em média.

Objetivo Geral: Informar impacto do acordo do laboratório Abbout e o ministro da saúde sobre a redução do valor do medicamento Kaletra.

Objetivos Específicos: Refletir sobre a importância da redução do valor do medicamento Kaletra;

Discutir sobre a importância desse acordo para a população infectada pelo HIV;

Apresentar a importância do medicamento para a população infectada pelo HIV;

O artigo discorre sobre um acordo realizado com o antigo ministro da saúde Humberto Costa e com o laboratório Abbout que reduziria o preço do medicamento Kaletra utilizado em pacientes portadores do vírus HIV, dias após outro ministro da saúde assumiu o cargo Saraiva Felipe anunciou que o acordo não era válido. ( DESHPANDE E PINHO, 2007 )

O Brasil mesmo sendo um país em desenvolvimento no ano 2000 o banco previu que teríamos 1,2 milhões de brasileiros infectados pelo vírus do HIV, pois por causa da pobreza e população analfabeta a população brasileira teria uma grande probabilidade de contrair o vírus. ( DESHPANDE E PINHO, 2007)

Mas em contrapartida, tivemos uma redução pela metade do número de infectados pelo vírus, pois foi realizado campanhas de prevenção, distribuição de preservativos, gestão cautelosa dos custos em saúde e voluntários empenhados em realizar as campanhas. Então após quase quebrar a patente do laboratório o Brasil fez um acordo com o laboratório que reduziu o valor do medicamento Kaletra. ( DESHPANDE E PINHO, 2007)

O Brasil argumentou que sob certas condições, a Organização Mundial do Comércio permite que governos declarem que certos medicamentos são uma necessidade nacional, e quebre patentes para produzir versões genéricas mais baratas. Na verdade, o Brasil tinha conseguido diminuir os preços das drogas antirretrovirais em 87%, em média, no período de 1996 a 2002. ( DESHPANDE E PINHO, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com