TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estágio supervisionado

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

No período entre 03 e 13 de novembro de 2015 nas Drogarias Velanes, o estágio transcorreu de forma que a maioria das atividades no âmbito farmacêutico e que têm relação com a assistência farmacêutica foram abordadas.  Ações como dispensação de medicamentos teve maior representatividade, nessa circunstância o paciente (cliente) é assistido pelo profissional farmacêutico, ocorre a promoção do uso racional de medicamentos e capacita a adesão ao tratamento prescrito e a diminuição dos riscos relacionados com sua utilização. Apresentado a dinâmica do armazenamento dos fármacos e a disposição dos mesmos nas prateleiras. Organizados  por ordem alfabética, considera-se sua classificação, se o medicamento é de referência, se genérico, se faz parte do programa farmácia popular, assim como os fitoterápicos e os que não possuem tarja de prescrição. Também o tratamento dado os termolábeis, seu acondicionamento na geladeira e o monitoramento constante do termômetro. Rotina do recebimento de medicamentos e também de outros produtos como perfumaria e cosméticos, a compra é realizada pelo setor responsável no Grupo Velanes. Apresentação e breve treinamento do sistema informatizado (big) que é sincronizado com o sistema da ANVISA, permitindo controlar o estoque, e principalmente o controle de entrada e saída dos medicamentos antibióticos e psicotrópicos, sendo que estes ficam separados dos demais e os psicotrópicos em particular, são armazenados em um armário com chave e de responsabilidade do farmacêutico, organizados por tarjas e em ordem alfabética, as prescrições  ficam retidas na farmácia e são enviadas para ANVISA e monitoradas pelo SNGPC. Plano de gerenciamento de resíduos, junto com a TRR. Foi observada a aplicação de injetáveis, aferição de pressão e testes de glicemia. Este relatório descreve a teoria que foi colocada em pratica através das atividades realizadas, e aponta as dificuldades encontradas no dia a dia da farmácia.

Palavras chaves: Farmácia, Medicamentos, Atividades realizadas, Farmacêutico.


1 - INTRODUÇÃO

O que se conhece do perfil da assistência de saúde prestada ao paciente sempre foi focado na atenção médica no modelo curativista. Contudo, esse perfil está sendo remodelado e os cuidados com a saúde agora é atribuição de uma equipe multidisciplinar, assim o farmacêutico conquista espaço, ganha credibilidade e  campo de atuação. O Estágio Supervisionado II do curso de graduação em Farmácia da Faculdade do Sul – UNIME Itabuna faz a integração da teoria com a prática e possibilita ao estudante a assimilação e fixação dos conteúdos vistos nas disciplinas com a vivência do fluxo da farmácia.

Atualmente as drogarias e os farmacêuticos são mais visados, também participam de debates e argumentam quanto ao cenário que se refere à saúde das pessoas. Estes aspectos falam sobre fármacos burlados, aumento abusivo dos medicamentos essenciais, genéricos e/ou similares, além da influência da impressa por meio de propagandas que contam milagres como resultado do uso de medicamentos.

 A Lei n.º 5.991, de 17/12/1973, dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências, conceitua drogaria como o local apropriado para a dispensação e comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

As drogarias devem ser vistas como instituições de saúde que prestam serviços farmacêuticos visando o uso racional dos medicamentos, e que elas possam cumprir com todas as especificações descritas pela lei vigente, não sendo desta forma um estabelecimento de transação comercial (BERMUDEZ, 1999).

Sabe-se que os produtos vendidos nas drogarias podem influenciar de forma direta a saúde da população, a ANVISA órgão regulador, e usando de suas atribuições homologou a RDC n° 44/2009, que regulamenta as Boas Práticas Farmacêuticas nas drogarias (BRASIL, 2009).

O profissional farmacêutico precisa estar atento e contextualizar suas ações, deter conhecimentos especializados sobre uso de medicamentos e acompanhamento farmacoterapêutico, também conhecimentos e habilidades administrativas.

O farmacêutico deve assistenciar o paciente no sentido de fornecer a informação completa e suficiente para orientar o usuário a usar o medicamento, pois no artigo 63, da RDC n° 44 cita que na atenção farmacêutica, seu papel principal visa a promoção, a prevenção, a detecção e a resolução de problemas relacionados a medicamentos, visando a melhora da saúde e da qualidade de vida de seus usuários (BRASIL, 2009). Neste âmbito, o profissional tem realmente a oportunidade de interagir diretamente e individualmente com o usuário podendo desta forma atender suas necessidades em relação aos medicamentos.  O processo de identificação de problemas relacionados à farmacoterapia requer a análise minuciosa dos problemas de saúde dos pacientes e dos medicamentos em uso pelos mesmos sendo realizado durante a atenção farmacêutica. A realização deste processo na farmácia apresenta algumas limitações, principalmente relacionadas à carga de trabalho dos farmacêuticos, e a falta de tempo do farmacêutico, já que na maioria das vezes, está comprometido com tarefas burocráticas. E desta forma, afasta-se do contato com o paciente.


2 - CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O grupo Velanes é composto por doze lojas ao total em Itabuna e Ilhéus. O estágio foi feito em uma das filiais que está localizada na Avenida Praça José Bastos, 2, Centro, Itabuna-Bahia, com horário de funcionamento de 07h30min às 21:30h de segunda a sexta e de 08:00h às 16:00h aos sábados. Totalizando a carga horária de 60 horas, cumprindo seis horas diárias durante dez dias, com a supervisão do farmacêutico Airton Carvalho e orientação do professor Tiago Cristiano. Nesse período tive contato direto com o paciente, com a receita em mãos, dispensei medicamentos efetivamente, seguindo orientações dos funcionários da drogaria, verificando assim como funciona a entrada e saída de medicamentos controlados e antibióticos, como são dispostos nas prateleiras, como são armazenados, como se opera o sistema informatizado que possibilita fazer a associação dos medicamentos éticos e genéricos, assim como consulta de preços, convênios e programas, recebimento de mercadorias e conferência dos produtos, divulgação em eventos e descarte de resíduos, sempre com o acompanhamento do farmacêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (492.2 Kb)   docx (292.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com