TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado

Artigo: Relatório De Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

É de comum acordo que o estágio é o momento de aprendizado prático, em meio a gama de conhecimentos teóricos vivenciado nas universidades. Mas compreender exatamente o que é o estágio, perpassa este conceito empírico e culmina em observações mais profundas na realização desta etapa de aprendizado.

Dessa forma Bianchi (2002) diz que "o estágio é um período de estudos práticos para aprendizagem, experiência e envolve, ainda, supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso".

Observa-se então, que estão imbuídos no estágio algo além da vivência prática, mas ainda, um estudo dessa vivência que engloba em seu desfeche supervisão, revisão, correção e exame. Kulcsar (in: FAZENDA... [et al] 1994) referindo-se ao estágio em magistério, diz que o estágio deverá proporcionar o engajamento do estagiário na realidade, para que este possa perceber os desafios que a carreira profissional lhe oferecerá e este possa assim, refletir maduramente sobre a profissão que vai assumir.

A autora complementa ainda dizendo que "esse envolvimento, em situações reais, vividas, visará primordialmente a integração do saber com o fazer." Essa visão atribui ao estágio um caráter reflexivo, o qual coloca o acadêmico frente as constantes do dia-a-dia profissional para que este possa, a partir do conhecimento adquirido, compreender bem o contexto da profissão que irá exercer.

Apesar de essas idéias serem atribuídas ao estágio em magistério, elas compreendem perfeitamente as necessidades da formação em serviço social ou a qualquer outra formação.

Dessa forma evidencia-se o estágio como uma estratégia reflexiva da formação profissional que complementa o processo de ensino/aprendizagem, dando ênfase à prática.

Como observado nestes dois autores o estágio proporciona além do aprendizado prático da profissão, reflexão e revisão teórica e também avaliação, oferecidas ao acadêmico por meio da participação em situações reais de trabalho. Em serviço social não é muito diferente.

Buriolla (2001) diz que o estágio é campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto do serviço social.

O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. (BURIOLLA, 2001, p. 13).

O estágio pode ser desenvolvido em órgãos públicos e/ou privados, instituições de ensino dependendo do curso de formação dentre outros, sob coordenação e responsabilidade da universidade através do supervisor acadêmico, e em cursos como o serviço social conta ainda com o apoio do supervisor de campo.

Essa fase de aprendizado consiste na preparação do acadêmico para a inserção no mercado de trabalho, inter-relacionando e integrando a formação acadêmica mais especificamente a teoria aprendida em sala - com a prática profissional.

Assim, o acadêmico insere-se no campo com o propósito de apreender sua profissão, a realidade prática e sua ligação com a teoria, bem como o emprego das técnicas e instrumentos comuns ao cotidiano da profissão.

É nessa perspectiva que o estágio dá sua devida contribuição à formação do acadêmico, na sua inserção à vivência prático-profissional, na aplicação do conhecimento teórico, na vivência real com o cotidiano do exercício da profissão, no emprego de técnicas e instrumentos que se vinculam à realização desta como base para um aprendizado completo da formação profissional.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este artigo, é parte inicial da pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso TCC o qual está sendo desenvolvido a partir de uma análise sob abordagem qualitativa do desenvolvimento do estágio em serviço social, com fundamentação teórica sobre a temática, atribuindo ao estágio a parte fundamental para a formação profissional em bases práticas aliados ao suporte teórico apreendido em sala. Este trabalho partiu da experiência vivenciada pelo pesquisador, que de maneira prática, a atribuiu como fonte de enriquecimento deste trabalho, o qual conta ainda com suporte bibliográfico de Abreu (2001), Bianchi (2002), Buriolla (2001 e 2003), Ferrarine (2003) Kulcsar (1994) e algumas informações sobre a legislação extraídas do site da Presidência da Republica.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

No serviço social o estágio também se configura como local de aprendizado da prática profissional, momento de refletir a teoria sobre a prática, e ainda, de descobertas das peculiaridades que envolvem a profissão.

São estas peculiaridades que ganham destaque quando trata-se de estágio em serviço social, pois como afirma Ferrarine (2003) o serviço social é constituído, constituinte e constitutivo das relações sociais capitalistas, relações estas, portadoras de interesses antagônicos, incompatíveis e irreconciliáveis. Devido a estas características expressas por Ferrarine, a formação em serviço social ganha elementos próprios, os quais fazem do estágio momentos de duvidas, questionamentos e incertezas aos estagiários.

Uma constante duvida que surge durante o estágio é referida aos instrumentos ou a instrumentalidade que dispõe a profissão, bem como sua aplicabilidade que varia de acordo com o campo, e em alguns nem chegam a serem utilizados.

É improvável determinar ao certo o uso dos instrumentos do serviço social no estágio, pois estes dependem de variáveis, das ações executadas no campo, e ainda da própria instituição que abriga o serviço social.

Os instrumentos comuns do serviço social como cadastro sócio-econômico, parecer social - este exclusivo do serviço social -, visitas domiciliares, projetos, dentre outros, podem ou não serem utilizados nas ações desenvolvidas pelo assistes social, o conjunto de variações mencionadas, o perfil do profissional e a própria ação efetivada pelo campo é que vão determinar.

É nesse momento que se torna indispensável à presença do supervisor de campo, pois é ele quem guiará o acadêmico para o conhecimento e uso dos instrumentos e para o conhecimento e realização das ações dentro do campo. Mas, via de regra, é ai que surge um outro questionamento no desenvolver do estágio, a participação do supervisor, que seria o ponto chave para que o acadêmico compreenda bem a prática profissional e seus entorno.

É certo que o estágio em serviço social só se configura como tal, sob supervisão de um profissional, assistente social, que esteja devidamente regularizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com