TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio pratica 2

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

UNIPAC

Universidade Presidente Antônio Carlos

Curso de Farmácia

Prática II

Brenda Aparecida Campos Graçano

Franciane de Cássia Carvalho Coimbra

Jeferson Shinaider de Freitas Coimbra

Paola Cristine da Costa Oliveira

Rodrigo dos Santos

26/03/2015

Barbacena – MG

PARTE EXPERIMENTAL

  1. Meça 50mL de água em um béquer. Transfira a água para um balão volumétrico. Anote as medidas e compare-as. Você observou alguma diferença entre os volumes lidos no balão e no béquer? Como explicar?

Sim. Após transferidos os 50mL de água do béquer para o balão volumétrico, foi observado que só constavam 45mL. Isso ocorre pois o béquer não é um instrumento de precisão, ao contrário do balão volumétrico.

  1. Prepare adequadamente uma bureta com água destilada. Retire as bolhas e zere a bureta. Deixe escoar da bureta para uma proveta três alíquotas de 5mL cada uma. Anote os volumes lidos na proveta após cada adição. Você observou diferenças nas leituras de volumes na bureta e na proveta? Como explicar essa situação?

Foi observado na primeira adição 4mL, na segunda 8mL e na terceira 14mL. Isso porque a bureta é de precisão e a proveta tem precisão relativa à bureta.

  1. Pipete 8mL de água em uma pipeta graduada e transfira para um béquer. Utilize um bulbo de borracha para a pipetagem. Você faria essa transferência de líquido com a pipeta volumétrica disponível em sua bancada? Por quê?

Sim, porque foi pedido para transferir 8mL e a pipeta mede até 10mL, e é de muita precisão.

  1. Prepare uma bureta com solução 0,1mol/L de ácido clorídrico. Cuidados necessários: fazer ambiente na bureta, tirar bolhas e zerar o equipamento

(atenção para as instruções do professor).  Coloque um Erlenmeyer, com auxílio de uma pipeta volumétrica, 10mL de solução de hidróxido de sódio 0,1mol/L. Adicione três gotas de fenolftaleína ao Erlenmeyer. Com auxílio de uma pisseta, acrescente água destilada ao Erlenmeyer. Inicie a titulação, adicionando à solução de hidróxido de sódio a solução de ácido clorídrico, lentamente, até o desaparecimento da cor ‘rosa’ ou ‘avermelhada’ da solução de hidróxido de sódio. Anote o volume gasto na bureta. O que significa a mudança de cor? Escreva a equação química que represente o fenômeno observado.

Fenolftaleína: é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico.

HCl (aq)  + NaOH (aq)  ―→ H2O + NaCl

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com