TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Práticas Profissionais Materiais Didáticos

Por:   •  7/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1        Introdução        

2        Desenvolvimento        

2.1        Maria Montessori e a Teoria da Autoaprendizagem        

3        Considerações finais        

4        Referências        


  1. Introdução

A pesquisa é importante em qualquer área do conhecimento, uma vez que por meio dela o pesquisador entra em contato com a realidade e dessa forma, vivenciamos situações que servirão como experiências para nossa formação profissional.

Os materiais didáticos têm por finalidade agregar construtivamente ao conteúdo ministrado importantes ferramentas para a atividade docente.

O professor defronta constantemente com situações problemáticas. Os problemas que surgem são, de um modo geral, enfrentados tendo por base a sua experiência profissional, mas frequentemente, isso não conduz a soluções satisfatórias. Daí a necessidade do professor se envolver em investigações que o ajudem a lidar com os problemas de sua prática.

Visando a realização dessa pesquisa, foram seguidos os seguintes passos: a primeira etapa constitui-se em definir o campo de pesquisa. Optou-se por realizar a investigação bibliográfica, uma vez que “organizar uma bibliografia significa buscar aquilo cuja existência ainda se ignora”. (ECO, UMBERTO. 2008.p.42).

Em seguida foram eleitos materiais didáticos para serem construídos, com base na observação de certo grau de dificuldade que algumas crianças encontravam em realizar as atividades  que continham as quatro operações matemáticas.

Este trabalho me proporcionou conhecer diferentes materiais pedagógicos na prática e como confeccioná-los utilizando materiais que certamente iriam para o lixo.

Este relatório será de grande contribuição para minha formação profissional, uma vez que entendi a importância do material didático e sua aplicação no meio escolar, pois o mesmo colabora para a transformação social na medida em que favorece a elaboração constante do conhecimento como resultado da experiência interativa, proporcionando o crescimento de um cidadão criativo e produtivo, pronto para enfrentar a vida com mais segurança.

  1. Desenvolvimento

  1. Maria Montessori e a Teoria da Autoaprendizagem

Maria Montessori nasceu no dia 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, Itália, e faleceu aos 81 anos, no dia 6 de maio de 1952 na Holanda. Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar medicina na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a pesquisa e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação.

Montessori graduou-se em Pedagogia, antropologia, psicologia e pôs suas ideias em prática na Casa de Bambini (Casa das Crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma.

Primeira mulher a se formar em medicina em seu país foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à autoeducação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. Ela valorizou o aluno, acreditando que o potencial do aprendizado está em cada um de nós. Acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já se nasce com a capacidade de ensinar a si mesmo, se forem dadas as condições. Sua teoria tinha como base a individualidade, a interatividade e liberdade do aluno, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto de ensino.

Defendia o uso do material concreto e que o caminho do intelecto está no toque. As crianças gostam de tocar os objetos para depois reconhecê-los, daí ela entendia que é através deste movimento que as crianças exploram e decifram o seu mundo. A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-a a vontade de aprender.  

Hoje em dia muitos exercícios utilizados na escola foram desenvolvidos pela educadora sendo que todos eles com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para as propriedades do objeto, como forma, tamanho, cor, textura, peso, cheiro, e barulho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com