TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  12/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

Descreva de maneira sucinta as atividades realizadas durante o estágio. (Se necessário utilizar mais de uma folha desta e todas devem ser assinadas pelo supervisor)

As atividades realizadas durante o estágio supervisionado em drogaria tiveram como objetivo principal colocar em prática os conhecimentos adquiridos até o momento no curso, vivenciar a prática no ambiente de trabalho do profissional farmacêutico e a realização de algumas funções por ele praticadas.

Nesse contexto, as tarefas realizadas incluíram as atividades de atenção e orientação ao usuário/paciente, além de atividades de caráter técnico, as quais contribuem de maneira muito importante para a formação profissional.

Dentre as atividades de caráter técnico, a aferição da pressão arterial foi uma prática realizada frequentemente. Para esta atividade, o supervisor esclareceu a importância de explicar os pacientes sobre o controle adequado da pressão arterial, tendo sido realizado assim, a orientação sobre a adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e a prática de exercícios físicos regulares. Além disso, foi possível acompanhar o supervisor dando orientações quanto a adesão ao tratamento farmacológico em casos de indivíduos hipertensos, sendo que em alguns casos foi sugerido o acompanhamento diário da pressão arterial durante um certo período, afim de apontar a necessidade de intervenção médica.

Além disso, foi possível acompanhar a aplicação de injetáveis e dosagem da glicemia capilar, práticas nas quais foram seguidas todas as normas de biossegurança necessárias para a prática segura.

A dispensação de medicamentos foi realizada com grande frequência durante todo o período de estágio, sendo que sempre que possível e com o auxílio do supervisor, foram dadas aos pacientes informações e orientações sobre o uso correto dos medicamentos, como a posologia, possíveis efeitos adversos e armazenamento correto.  Durante a avaliação do receituário médico, quando era solicitado um medicamento de referência, o medicamento genérico também era apresentado, visto que os dois são intercambiáveis, além do genérico ter, na maioria das vezes, um preço bem mais acessível que o de referência.

No ato da dispensação de medicamentos que não exigem prescrição médica, o paciente era sempre questionado sobre a finalidade do medicamento, se este conhecia a posologia e também era realizada a orientação sobre os riscos da automedicação.

Paralelamente a atividade de dispensação foi realizado o estudo dos medicamentos vendidos, a fim de conhecer a nomenclatura, o princípio ativo, seu mecanismo de ação, indicações e contra-indicações e posologia de acordo com faixa etária e doença.

1-

Descreva uma intervenção ou situação na qual você pôde aplicar conhecimentos adquiridos com as

disciplinas ou com a vivência acadêmica. Discuta baseando-se em dados da literatura (para isso terá

obrigatoriamente que consultar bibliografias e estas deverão ser citadas e enumeradas no item 11

“Referências Bibliográficas”)

Pude aplicar alguns conhecimentos da disciplina de Farmacologia ao receber uma prescrição em receituário médico azul, a qual é utilizada para medicamentos controlados, que exigem notificação de receita. No receituário, os medicamentos e as respectivas posologias estavam descritas como segue:

 Citaplopran 20 mg  - 1 comprimido pela manhã (Inibidor seletivo da recaptação de serotonina)

Alprazolan 0,25 mg  - 1 comprimido a noite se ocorrer insônia

Donaren® (trazodona) 50mg - 1 comprimido pela manhã (Inibidor seletivo da recaptação de serotonina)

Com o auxílio do farmacêutico, a cliente foi questionada sobre quem faria o uso dos medicamentos e ela relatou ser sua filha de 20 anos que estava apresentando grande dificuldade para dormir além de apatia, se negando a sair de casa e realizar suas atividades acadêmicas normais. Isso motivou a mãe a levá-la a um psiquiatra que indicou os medicamentos citados acima. Diante da situação, a mesma foi orientada sobre a posologia e a importância de segui-la corretamente. Foram dadas informações sobre o armazenamento dos medicamentos, e algumas orientações importantes para a utilização de cada um deles.

 Em relação ao Alprazolan, foi falado que é um hipnótico e sedativo da classe dos benzodiazepínicos, usado em desordens de ansiedade (o caso da paciente em questão) e em outras desordens do sistema nervoso central1 e a mãe foi alertada sobre os efeitos adversos mais comuns como tontura, vertingem, cefaléia, visão turva, tontura, dentre outros2. Sobre a interação entre o Citalopran e a classe de antidepressivos Inibidores da MAO, como a tranilcipromina, que pode ser muito perigosa, ou até fatal e também sobre a não ingestão de bebidas alcoolicas. Foi dada uma atenção especial ao fato de a trazodona apresentar interação com o alprazolan, levando a um efeito aditivo1. Devido a isso, foi recomendada atenção redobrada durante o tratamento.

Referências: Pedroso, Ênio Roberto Pietra, Reynaldo Gomes de Oliveira. Blacbook Clínica Médica. 1 ed 2007 616

Goodman, Louis S; Gilman, Alfred; Brunton, Laurence L. As bases farmacológicas da terapêutica. 11 ed 2011

Supondo que você fosse reportar aos seus outros colegas a bagagem prática que você teve

oportunidade de vivenciar no seu estágio em uma apresentação de 5 minutos, quais os pontos que

você consideraria relevantes para uma apresentação? Justifique brevemente.

O estágio supervisionado constitui uma etapa de fundamental importância, visto que representa o momento que possibilita ao graduando articular, de forma sistemática e orientada, a teoria e a prática, permitindo-lhe instrumentalizar-se para o exercício profissional. Sendo assim, a sua realização é muito importante para a formação acadêmica, sendo positivo que o estagiário possa fazê-lo em todas ou pelo menos, em algumas áreas de atuação do farmacêutico.  Isso lhe permitirá vivenciar a profissão nas suas várias vertentes, o que prepara o graduando para o  mercado de trabalho.

O estágio na área de dispensação dá ao graduando a oportunidade de vivenciar o ambiente de trabalho do farmacêutico em exercício de suas atividades rotineiras e também de praticar tais atividades. Como se sabe, são múltiplas as funções de um farmacêutico em um estabelecimento de dispensação como a drogaria, sendo relevante que o estagiário possa praticar, ou pelo menos conhecer cada uma delas.

Sendo assim, durante meu estágio, pude vivenciar grande parte destas atividades, observando sempre comportamento profissional e ético do farmacêutico e o seu relacionamento profissional. Dentre as atividades praticadas, a dispensação de medicamentos associada a ações de atenção farmacêutica, foi, sem dúvida a que mais me proporcionou crescimento profissional. Dentre as outras, a aferição da pressão arterial e dosagem de glicemia capilar também possuem grande relevância para o crescimento profissional do graduando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com