TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  26/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Os serviços oferecidos por um hospital público podem incluir atendimentos de alta gravidade, de responsabilidade do departamento de emergência, centro de trauma, unidade de queimados, cirurgia de emergência ou atendimento de urgência, além do atendimento 24 horas e pronto socorro. Esses podem ser apoiados por unidades especialistas, como cardiologia, terapia intensiva, neurologia, ginecologia e obstetrícia e oncologia. Existem também unidades de suporte, que auxiliam no tratamento e no diagnóstico médico. As mais recorrentes são farmácia, patologia e radiologia (VIEIRA,2010).

No entanto, alta de atendimento e a má qualidade da prestação de serviço em unidades básicas de saúde sobrecarrega instituições como os Hospitais de emergência e /ou metropolitanos, que teoricamente funcionariam como referência para agravos e casos de alta complexidade (BRASIL, 2003; BRASIL,2006).

O sistema de dispensação da farmácia hospitalar do Hospital de Emergência de Macapá (HE)consiste em incorporar o uso racional de materiais médico-hospitalares (MMH’S) padronizados pela Instituição, a otimização e a redução de gastos. Tem a finalidade de garantir a regularidade do abastecimento; identificar o tempo de reposição dos estoques, quantidades e periodicidade; manter os estoques economicamente satisfatórios, no atendimento às necessidades requeridas.

O estágio supervisionado em medicamentos é um ato educativo curricular consolidado por processos de ensino-aprendizagem que oferecem ao estudante situações práticas vivenciadas em ambientes reais de atuação profissional, com foco na aplicação de conhecimentos teóricos na prática em serviços, com aproximação integral ao mercado de trabalho. A realização do estágio permite a consolidação de competências, habilidades e valores e mobiliza o saber. Compreende um momento ímpar no qual o acadêmico aprimora sua formação, e é atividade fundamental, não só para a formação técnica, mas também para a social e pessoal (MARINI, 2012).

2. DESCRIÇÃO DO LOCAL

2.1. Endereço, Espaço Físico e Funcionamento

        O estágio supervisionado IV foi realizado nas dependências do Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz, localizado na Rua Hamilton Silva, 139 - Jesus de Nazaré, Macapá - AP, 68908. 

Horário de funcionamento: 24h

Diretor: Eduardo Monteiro de Jesus

O Hospital de Emergência de Macapá (HEM), principal referência para o atendimento de alta complexidade em urgência e emergência da capital, atende ao Município de Macapá e também à pacientes encaminhados de todos os municípios do interior do estado.

        A Farmácia do Hospital de Emergência está localizada no 1º andar do prédio do Hospital e atende com a dispensação de Medicamentos e Correlatos aos seguintes setores: Centro Cirúrgico, Centro de Terapia Intensiva (CTI), Centro de Terapia de Queimados (CTQ), Setor de Graves ou Semi-intensiva, Ambulatórios I e II, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica (Enfermarias e Extra) e Laboratório (Correlatos), contando com profissionais do Estado e de empresas contratadas , dentre eles, farmacêuticos e auxiliares , em regime de escalas de turnos para atender prontamente às solicitações diárias tanto em horários pré-determinados segundo procedimentos internos quanto em pedidos emergenciais.

Foto: Hospital de Emergência - Entrada

[pic 1]

Fonte: Autoras

2.2. Organograma do Serviço

Cronograma de atendimentos aos setores (Medicamentos e Correlatos)

SETORES FECHADOS:

[pic 2]   SETORES ABERTOS:

[pic 3]

        Após a entrega diária das solicitações feitas pelos profissionais autorizados do Hospital, é realizada a triagem dos materiais solicitados, obedecendo ao consumo médio mensal previamente planejado pelo Farmacêutico responsável e à disponibilidade dos medicamentos e correlatos disponíveis.

 Se houver necessidade de um pedido extra o mesmo deverá ser justificado por escrito pelo responsável do setor solicitante, a partir deste, será dada a saída no sistema de controle de estoque interno e impresso em duas vias, posteriormente separados pelos auxiliares da farmácia.

        A Farmácia realiza o atendimento ininterrupto e para tanto, obedece ao seguinte esquema de revezamento de funcionários:

        No Setor de Correlatos, existe um Farmacêutico Responsável e um auxiliar por turno de 6 horas por dia. O setor conta também com dois auxiliares de empresas contratadas que trabalham em regime de turno de 12 horas.

No setor de dispensação de Medicamentos, existe um Farmacêutico Responsável por turno de 6 horas por dia. O setor conta também com dois auxiliares de farmácia que trabalham em regime de turno de 12 horas.

2.3 Fluxo logístico

ATENDIMENTOS DE MEDICAMENTOS:

- Os setores como as enfermarias e  Extras I e II  atendidos segundo o cronograma de abastecimento diário, são separados de acordo com as quantidades requeridas e descriminados em relatórios feitos pelos auxiliares ou farmacêuticos dos respectivos turnos, separados por setor. Estes medicamentos ficam disponíveis em recipientes do tipo cestos, devidamente identificados, acompanhados dos respectivos relatórios, em estantes localizadas na farmácia, sendo entregues e conferidos pelos responsáveis dos setores diretamente no balcão da farmácia, onde são assinados, confirmando a entrega. É importante destacar que os medicamentos separados desta forma são sempre conferidos pelos funcionários do turno seguinte, obedecendo assim o esquema de duplo check, evitando erros de contagem.  

- Auxiliares de farmácia fazem visitas aos setores uma vez por turno para verificação de medicamentos que possam estar em falta, com o intuito de fazer a reposição imediata obedecendo ao consumo médio mensal por setor.

- As prescrições dos setores CTI, Ambulatórios e Setor de Graves são recebidas na farmácia pelos responsáveis, onde as medicações são separadas pelos auxiliares dentro de embalagens plásticas individuais por paciente, acompanhando as prescrições. Após a separação por paciente, todas são direcionadas à embalagens maiores do tipo cesta identificadas com o nome do setor. Por fim, a medicação é levada até os setores diretamente pelo auxiliar de farmácia, onde são conferidas junto com o responsável . As prescrições são levadas à farmácia para atualização do relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com