TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio de Manipulação

Por:   •  1/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.852 Palavras (24 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA

PORTFÓLIO ACADÊMICO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V

Francinete Castro da Gama

Ynailson da Silva costa

Macapá

2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA

PORTFOLIO ACADÊMICO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V

Portfolio Acadêmico apresentado a

Comissão de estágio Supervisionado

como requisito para aprovação na

disciplina de Estágio V.

Macapá

2023

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        DESCRIÇÃO DO LOCAL        2

2.1        DESCRIÇÃO DOS SETORES        2

2.2        PLANTA BAIXA ( FITODERME E DO LABORATÓRIO DE CONTROLE DE

QUALIDADE)        4

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        4

4        CONCLUSÃO, SUGESTÕES E ANÁLISE CRÍTICA        15

5        REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

O estágio em farmácia de manipulação (Fitoderme), proporciona de um modo geral uma nova visão sobre o funcionamento de uma farmácia de manipulação que disponibilizar medicamentos manipulados conforme as necessidades especificas de cada pacientes. O papel do farmacêutico no campo de estágio quanto as suas funções básicas são notadas instantaneamente conforme tudo o que foi visto na teoria, como legislação, administração, relações sociais, controle de substancias sujeitas a controle especial, controle de qualidade, armazenamento, aquisição de insumos e matérias primas e manipulação que deve seguir as normais de boas práticas de manipulação, e assim sendo

possível atingir-se um medicamento de excelente qualidade, e com precisão em sua dosagem.

A manipulação de medicamento em pequena escala e de grande importância pois, disponibilizar aos pacientes os medicamentos mais adequados ao seu perfil fisiopatológico, além de proporcionar aos médicos estratégias terapêuticas que de outro modo não seriam possível, pela indústria farmacêutica, pois em alguns casos os medicamento disponibilizados pela indústria farmacêutica incluir excipiente não tolerado por alguns pacientes, não apresentam as dosagens adequadas as suas necessidades especificas ou não apresentam as formas farmacêuticas mais apropriadas. Esses fatores fazem com que, a manipulação de medicamentos em pequena escala assuma uma especial relevância nestes nichos não ocupados pela indústria farmacêutica.

No mesmo estagio foi possível observa também todo o funcionamento de um laboratório de controle de qualidade que abrangem dez da aquisição, recebimento, armazenamento, controle de estoque, validade, descarte dos reagentes e insumos utilizados nas analises, até a execução intepretação e descrição dos resultados dos ensaios laboratoriais, atendendo as especificações, instruções normativas das autoridades reguladoras.

Nesse laboratório e realizado analises nas áreas físico-químico e microbiológicas de águas alimentos, efluente, matérias-primas de fármacos e de produtos farmacêuticos. Que tem como objetivo, garanti e manter os padrões de qualidade e segurança desses produto que será disponibilizado para o consumidor com destaque para a água que é um elemento essencial a vida animal e vegetal, e a sua qualidade é resultante dos fenômenos naturais e atividades antrópicas do homem, sendo de grande importância a realização de analises, físico-química e microbiológicas da agua potável, que deve ser livre de microrganismo patogênico e bactérias indicadores de contaminação fecal e com

propriedades físico-químicas adequadas como dureza total, PH, alcalinidade total, cloretos, cloreto residual livre, cor, turbidez, temperatura e fluoretos.

Dureza total, e a concentração de íons cálcio é manganésio na água, e pode ser dureza temporária , causada por bicarbonato de cálcio e magnésio, ou permanente, devido a presença de sulfatos, cloretos e nitritos de cálcio e magnésio. O Ph a portaria n° 518 de 2004 do ministério da saúde recomenda que o Ph entre 6, 0 e 9,5 da água seja mantido no sistema de distribuição. Alcalinidade total: a alcalinidade total da água é dada pela concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonato, que mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos.

Cloretos: os cloretos estão presentes em água brutos em concentração que podem variar de pequenos traços até de mg/ml estão presentes em formas de cloreto de sódio

cálcio e magnésio; a água mar apresenta concentração altas 26.000 mg/ml concentrações altas impedem o consumo devido o sabor e o efeito oxidativo. Cloro residual livre: sua medida serve para controlar a dosagem que estar sendo aplicada e a sua evolução durante o tratamento.

Cor: a sua medida é fundamental, serve para indicar a presença de substâncias indesejáveis proveniente de matéria orgânica como substância húmicas toxinas, metais como ferro e manganês. Turbidez: a Turbidez e importante no processo de tratamento da água pois indica a presença de materiais sólidos em suspensão algas plâncton matéria orgânica outras substâncias como zinco, ferro, manganês areia reduzindo a transparência da água, resultado de despojos domésticos industriais ou do processo natural de erosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (91.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com