TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório química geral experimental

Por:   •  10/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Corrosão é a reação química de uma peça sólida onde ocorre um ataque por meio de uma ação eletroquímica ou química. É um fenômeno que ocorre espontaneamente, essa reação provoca o desgaste e até a destruição completa por redução de matéria e pela mudança na sua composição química ou aspecto visual. A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico e para o seu meio. Existem três formas de o meio agir sobre o material, degradando-o, corrosão eletroquímica que acontece quando o metal está em contato com o eletrólito formando uma pilha de corrosão, pilha é qualquer dispositivo no qual uma reação de oxirredução espontânea produz corrente elétrica. Cátodo é o eletrodo no qual há redução (ganho de elétrons). É o polo positivo da pilha. Ânodo é o eletrodo no qual há oxidação (perda de elétrons). É o polo negativo da pilha, os elétrons saem do ânodo (polo negativo) e entram no cátodo (polo positivo) da pilha, outro exemplo de corrosão eletroquímica é a formação da ferrugem demonstrada por:

(  ) →        2 + 2  ⁻

 2 + 2  2  + 4  - → 4   ⁻

Nessa reação o Fe libera 2 elétrons para transformar o oxigênio e a água em hidroxila. Corrosão química que se consiste no ataque de algum agente químico diretamente sobre determinado material, que pode ou não ser um metal. Ela não precisa da presença de água e não há transferência de elétrons como na corrosão eletroquímica, um exemplo claro é quando o ácido sulfúrico corrói o zinco metálico, e também a corrosão eletrolítica que é um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Esse processo não é espontâneo. Um exemplo dessa corrosão acontece em tubulações de água e de petróleo, em cabos telefônicos e de postos de gasolina.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 - Materiais

2


  1. 7 tubos de ensaio
  1. 8 lâminas de alumínio
  1. Água de torneira
  1. Solução de HCl (aq) 3 mols/L
  1. NaOH (aq) 0,1 mol/L
  1. Solução de HNO3 (aq)
  1. Solução de NaCl
  1. Solução de sulfato de cobre 0,5 mol/L
  1. Placa de Petri
  1. Pipeta de Pasteur
  1. Pipeta graduada
  1. Suporte para tubos de ensaio
  1. Água destilada
  1. Béquer
  1. Bastão de vidro

2.2 – Métodos

  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio e mergulhado em um tubo de ensaio contendo água de torneira;

  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em um tubo de ensaio contendo uma solução de HCl (aq) 3 mols/L;
  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em um tubo de ensaio contendo uma solução de NaOH (aq) 0,1 mol/L;
  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em um tubo de ensaio contendo uma solução de HNO3 (aq) (1 mL de HNO3 e 4 mL de água);
  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em um tubo de ensaio contendo uma solução de NaCl (5%);
  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em um tubo de ensaio contendo uma solução de Sulfato de cobre 0,5 mol/L;
  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em um tubo de ensaio vazio;
  1. Foi colocado uma lâmina de alumínio em uma placa de Petri, e cobriu-a com solução de sulfato de cobre 0,5 mol/L;
  1. Após uma semana, observou-se os resultados.

3


3. DESENVOLVIMENTO

Durante o experimento de corrosão, pegou-se lâminas de alumínios e as colocou em seis tubos de ensaio com soluções diferentes e uma lâmina foi introduzida em uma placa de petri. Após sete dias, observou-se as alterações.

  • Tubo 1  No primeiro tubo, adicionou-se um pedaço de alumínio e completou-se o tubo de ensaio com água de torneira. Assim como mostra a imagem 1.

[pic 1][pic 2]

Imagem 1: alumínio mergulhado em água de torneiro.


Imagem 2: alumínio mergulhado em água de torneira após sete dias.

Após sete dias, não foi possível observar alterações na lâmina de alumínio. Como é possível ver na imagem 2. Isso porque o alumínio forma uma camada fina de óxido rapidamente no instante em que é exposto ao ar, o que torna o material mais resistente ao processo de corrosão.

  • Tubo 2  no segundo tubo adicionou-se uma solução de ácido clorídrico em proporção 1:3 que se fez com 2 mL de HCl e 4 mL de água destilada. No momento em que adicionou a solução no pedaço de alumínio houve uma erupção do material, e isso ocorre porque durante a reação de metais não nobres com substâncias ácidos, o metal consegue deslocar o

4


hidrogênio do ácido havendo liberação de gás hidrogênio. Como mostra a imagem 3.

[pic 3]

Imagem 3: erupção do alumínio no momento em que foi adicionado solução de ácido clorídrico (HCl)


Imagem 4: Alumínio mergulhado no ácido clorídrico por sete dias.

Após sete dias, foi possível observar a total dissolução do alumínio na solução de HCl, como mostra a imagem 4. Portanto, significa que o alumínio conseguiu oxidar-se, sendo o agente redutor e a solução de ácido clorídrico reduziu-se sendo o agente de oxidação. Essa reação é classificada como reação de simples troca. E no seu fim, formou-se cloreto de alumínio e gás hidrogênio que foi para atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (725.6 Kb)   docx (567.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com