TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Métrica Sigma

Por:   •  6/2/2024  •  Resenha  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

Funcional: Comparação das mesmas funções em setores distintos entre empresas com processos semelhantes;

Genérico:Comparação de processos de trabalho com outros que tenham processos exemplares de trabalhos inovadores.

SEIS GIMA

O que é Seis Sigma? é uma estratégia gerencial quantitativa para o aumento da lucratividade das empresas através da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação do cliente.

Esta baseado em duas metodologias:

Apresenta características como o raciocínio estatístico na resolução de problemas baseando-se em uma ferramenta cíclica, que remete ao PDCA (Plan, Do, Check, Act), referida como

DMAIC. DMAIC: Define, Measure, Analyse, Improve, Control.

DFSS: (design for six sigma)

FASES

[pic 1]

Correlação DMAIC e PDCA

[pic 2]

Escala: é usada para medir o nível de qualidade associado a um processo, transformando a qualidade em defeitos por milhão em um número na Escala Sigma. Quanto MAIOR o valor alcançado na Escala Sigma, MAIOR o nível de qualidade.

Meta: O objetivo do Seis Sigma é chegar muito próximo ao zero defeito, isto é, 3,4 defeitos para cada milhão de operações realizadas.

A estatística: É uma estatística calculada para a avaliação do desempenho das características críticas para a qualidade em relação às especificações.

A filosofia: Defende a melhoria contínua dos processos e da redução de variabilidade, na busca do zero defeito.

A estratégia: É baseada no relacionamento existente entre projeto, fabricação, qualidade final e entrega de um produto e a satisfação dos consumidores.

A visão: O programa visa levar a empresa a ser a melhor em seu ramo

Para atingir o Seis Sigma, precisamente 99,99966% do que você faz tem de estar livre de defeitos. Do ponto de vista da manufatura, isso significa apenas 3,4 defeitos por milhão de produtos ou peças produzidas. Surpreendentemente, produzir 99% sem defeitos significa que você terá 10.000 defeitos por milhão – e a 95% , esse número pula para 50.000 defeitos.

Comparação do quatro sigma e do seis sigma

[pic 3]

Utilizada para medir o nível de qualidade de um processo, atribuindo um número na Escala Sigma à quantidade de defeitos por milhão. Sobe o valor na Escala Sigma, cresce o nível de qualidade

[pic 4]

[pic 5]

Métrica baseada em defeitos

[pic 6]

Métrica baseada em defeitos por oportunidade

[pic 7]

DMADV

Esta ferramenta auxilia na solução de problemas, além de aumentar a sua eficiência com a melhoria da capacidade do projeto em transformar informações em conhecimento.

Este aumento de eficiência na solução de problemas é alcançado com a integração das ferramentas da qualidade e do conhecimento técnico do método de solução de problemas.

DMADV significa: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyse), Desenhar

(Design) e Verificar (Verify).

Esta metodologia procura definir os objetivos de melhoria do processo a qual seja consistente com a demanda do cliente e a estratégia da organização, medindo a qualidade do produto e a eficiência do processo produtivo e avaliando riscos.

Costumeiramente o DMADV é uma ferramenta utilizada para novos processos, enquanto o DMAIC é para processos já estabelecidos ou com alterações pequenas na rotina laboratorial.

A qualidade sigma

A relação entre variabilidade e capabilidade é inversamente proporcional, isto é, são obtidas através do desvio padrão de um processo. Logo, quanto maior o desvio padrão maior será a sua variabilidade, menor será a sua capabilidade e, por consequência, menor a qualidade.

A representação de um processo com alto desvio padrão e com limites de especificação definidos, nos apresenta baixa capabilidade e, consequentemente, baixa qualidade. Por outro lado, quando esse mesmo processo (e portanto, mesmas especificações) apresentarem pequeno desvio desvio padrão isto representará uma alta capabilidade e, dessa forma, alta qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (286 Kb)   docx (208.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com