TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Lean Six Sigma

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 2

Gustavo Correia da Silva Reis   - Engenharia de Produção 2015.1              07/04/2015

Título do Artigo: Implantação da Metodologia Lean Seis Sigma: Estudo de Caso em uma Empresa Industrial

Artigo apresentado na ENERGEP 2014(Encontro Nacional De Engenharia de Produção).

Resumo de artigo

   O artigo analisa a metodologia Lean Six Sigma como ferramenta de aprimoramento da qualidade e gestão dentro de uma empresa. A empresa analisada e de nome fantasia no artigo atua no setor metalomecânico produzindo equipamentos para o setor sucroenergético.

  O projeto de implantação do Lean Six Sigma teve início em 2007 abrangendo 3 setores, dando-os respectivos objetivos de otimização operacional.

 

Áreas Envolvidas

Objetivo

Vendas

Reduzir o tempo de geração da proposta

(PCP) Planejamento e Controle da Produção

Redução do tempo de lançamento de dados e notas fiscais. PRODREAL Diário.

Produção

Redução do tempo de preparação das peças.

   Hoje, depois de 7 anos de implantação segundo pesquisa entre alguns colaboradores responsáveis pela gestão, é unanimidade entre todos que o LSS trouxe mudanças na cultura organizacional da empresa com uma doutrina voltada para a otimização e excelência na qualidade, foi avaliado positivamente o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores através da capacitação pela empresa .

  Contudo, a empresa ainda não estabeleceu todos os critérios deste sistema de produção, este que não só engloba a empresa como seus fornecedores e clientes ainda está restrito unicamente a unidade de produção, ainda não foi realizado um sistema de motivação atrativo para os colaboradores e segundo 2 de 3 entrevistados, ainda não foi obtido o retorno financeiro proposto e esperado com o LSS.

   No entanto, nem sempre todos os ganhos são financeiros, os benefícios que foram adquiridos na empresa com a implantação do LSS abrange a otimização dos modelos administrativos de gestão, aperfeiçoamento na comunicação da equipe, redução de estoque, ganho de produtividade no setor comercial e capacitação técnica de seus colaboradores e aplicação de “just in time” nas linhas de produção, reduzindo o tempo e aumentando a geração do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com