TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre genéricos

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre medicamentos genéricos

No início do século XIX os medicamentos eram considerados remédios de origem natural com estrutura química desconhecida. A partir de 1940, novos avanços terapêuticos ocorreram, dando origem a diversos fármacos, ofertando a população novas alternativas de tratamento. Desde então os medicamentos tornaram-se essenciais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, e dessa forma aumentar a expectativa de vida das pessoas, sendo considerado recurso indispensável para o tratamento, cura e prevenção de diversas patologias (BERTOLDI et al., 2016).

 Até então só existiam dois tipos de medicamentos no mercado, os inovadores também chamado de referência, que possuem marca própria e são registrados após a comprovação de eficácia e segurança, e os similares que apresentam o mesmo princípio ativo, forma farmacêutica, concentração, posologia, via de administração e fim terapêutico do medicamento de referência registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) (BERTOLDI et al., 2016).

Entretanto, apesar da existência de ambos tipos de medicamentos, grande parte da população apresentava dificuldades em aderir ao tratamento, devido aos elevados preços dos medicamentos de referência e os similares, o que fez surgir um novo tipo de medicamento acessível à população: os medicamentos genéricos (LIRA et al., 2014).

Medicamento genérico é aquele produzido após o término dos direitos de exclusividade dos medicamentos de referência, sendo de produção livre deve manter em relação aos de referência a bioequivalência para alcançar o mesmo efeito terapêutico (LIRA et al., 2014; BERTOLDI et al. 2016).  

Contudo, a Política Nacional de Medicamentos surgiu para aperfeiçoar a assistência à saúde da população, e tem por objetivo assegurar a eficácia, segurança e qualidade aos medicamentos, promovendo o acesso da população aos medicamentos essenciais, além de conscientizar sobre o uso racional.  Dentro da PNM, esta inserida a Política Nacional de Medicamento Genérico no Brasil, que tem como objetivo aumentar a confiança dos consumidores e dos profissionais de saúde nos medicamentos genéricos, estimular a concorrência comercial, aperfeiçoar a qualidade dos medicamentos e como consequência aumentar a confiança dos consumidores e profissionais de saúde. (BRASIL, 2001).  

Segundo Hassali et al. (2014), para ampliar a utilização dos medicamentos genéricos é essencial a aceitação destes fármacos. Vários são os fatores que levam a aceitação e não aceitação do medicamento genérico pelos prescritores, como a falta de prescrição pelo nome do princípio ativo, conflito de interesses existente entre medico e laboratórios farmacêuticos, e a falta de confiança nos medicamentos genéricos.  

        Neste sentido, torna-se necessário que os profissionais de saúde apresentem algum nível de conhecimento sobre os medicamentos genéricos, que são muito mais acessíveis para o paciente apresentando eficácia, segurança e qualidade comprovadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com