TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUS estudo dirigido

Por:   •  9/5/2018  •  Seminário  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Gabarito 3ª Questão do Estudo Dirigido 2018.1

3ª Questão:

R:  Sabe-se que para a excreção renal acontecer, necessita-se de três mecanismos principais:

 

a) filtração glomerular

b) secreção tubular

c) reabsorção tubular passiva.  

  1. Na filtração glomerular sabe-se que aproximadamente 1,1L de sangue por minuto chegam até os rins e cerca de 10% desse volume são filtrados nos glomérulos por pressão hidráulica. Esta filtração depende do peso molecular, da carga, forma da molécula e da sua ligação ou não com proteínas plasmáticas. Moléculas menores, sem carga e na sua forma livre ( ou seja, não ligadas à proteínas plasmáticas) são mais fáceis de serem filtradas.

  1. A secreção tubular age de forma ativa sendo o oposto da reabsorção tubular. Esta permite que o conteúdo atravesse a luz tubular de forma ativa por competição ou saturação das proteínas.  Desta forma, fatores físico-químicos e o pH da urina são cruciais para determinação do material a ser secretado. Com isso, mediante duas moléculas ácidas, a que possuir maior concentração vai conseguir saturar as proteínas renais presentes na região tubular e consequentemente vai ser eliminada primeiro; o mesmo segue para moléculas básicas.
  1. A reabsorção tubular proximal e distal ocorre de forma passiva mediante a lipofilicidade da molécula. Como de fato, moléculas lipofílicas serão reabsorvidas pelos túbulos, assim como moléculas na sua forma não ionizada. Desta forma, pode-se usar estes conceitos para aumentar ou diminuir a meia vida de um fármaco no organismo. A exemplo, quando administramos um fármaco A ácido e este leva a um quadro de intoxicação, pelas vias de regra, pode-se adicionar bicarbonato ou um agente ionizante para promover a ionização deste fármaco diminuindo sua absorção e consequentemente favorecendo sua eliminação do organismo; da mesma forma,  a um fármaco B básico que possibilita um quadro de intoxicação, pode-se adicionar cloreto de amônio para permitir a forma ionizada do fármaco B e diminuir sua absorção, favorecendo sua eliminação.

Com isso, podemos responder à questão da seguinte forma:

  1. No caso da associação da penicilina com a probenecida, a probenecida é capaz de diminuir a excreção de penicilinas, ou seja, aumentar o tempo de permanência da penicilina no organismo, pois as duas competem pelo transportador de ácidos orgânicos e no caso, a probenecida, satura mais rápido estes transportadores devido à sua concentração no organismo. É uma associação utilizada na clínica para aumentar o tempo de meia vida das penicilinas e consequentemente seu efeito terapêutico.

  1. O cloreto de amônio é capaz de acidificar a urina fazendo com que o fenobarbital, um ácido fraco, permaneça na sua forma não ionizada (neutra) e, portanto, penetre na membrana celular (sofrendo então o processo de reabsorção). Dessa forma há um aumento na concentração plasmática de fenobarbital e pode levar a quadros tóxicos. NÃO TEM UTILIDADE TERAPÊUTICA.
  1. A hidroclorotiazida compete com o ácido úrico pelo sistema secretor de ácidos orgânicos no túbulo proximal. Como consequência do uso desse diurético pode ocorrer o acúmulo de ácido úrico no organismo, visto que a hidroclorotiazida satura rapidamente as proteínas de membrana do tubo proximal.
  1. O AAS é um ácido fraco que na presença do bicarbonato tem sua taxa de excreção aumentada. Isso ocorre porque o bicarbonato alcaliniza a urina e desloca o equilíbrio do AAS no sentido de forma ionizada, aumentando sua polaridade e dificultando a reabsorção. È uma manobra utilizada na clínica para reverter as intoxicações por AAS. UTILIDADE TERAPÊUTICA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (345.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com