TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação de Misturas

Por:   •  13/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE FARMÁCIA

GISLIANI CARNIATO FELTRIN

JULIA VITALI SPILLERE

MONIQUE RODRIGUES NASCIMENTO

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

CRICIÚMA

 2016

GISLIANI CARNIATO FELTRIN[pic 1]

JULIA VITALI SPILLERE

MONIQUE RODRIGUES NASCIMENTO

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Relatório apresentado à disciplina Química Experimental do curso de Farmácia - Unesc

Professor: Marilia Schutz Borges

CRICIÚMA

2016


SUMÁRIO[pic 2]

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        REFERENCIAL TEÓRICO        

3.1        DESTILAÇÃO SIMPLES DA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ALCOOL        

3.2        DECANTAÇÃO        

4        MATERIAIS E MÉTODOS        

4.1        MATERIAIS E REAGENTES        

4.2        PROCEDIMENTO        

4.2.1        Decantação        

4.2.2        Destilação simples        

5        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.1        DECANTAÇÃO        

5.2        DESTILAÇÃO SIMPLES        

6        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido pela equipe composta por Gisliani Feltrin, Julia Vitali e Monique Rodrigues, apresentado para a professora Marilia Schutz Borges.

O objetivo do experimento realizado tem como finalidade colocar em pratica a separação de misturas através da decantação que consiste na separação de misturas heterogêneas por meio do funil de decantação e a destilação simples consiste na separação de misturas homogêneas a partir do seu ponto de ebulição.

        Com isso foi realizado a pratica laboratorial onde se realizaram vários experimentos para visualizar a separação do óleo e da água com álcool. E depois a separação da água e do álcool.


  1. OBJETIVO

Separação de misturas através dos processos de destilação simples e decantação.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Para compreensão dos fatos ocorridos na prática, aqui serão mostrados passagens de livros e web sites, os quais mostram conceitos e definições dos meios e formas desenvolvidos durante a prática para que não haja má interpretação desses.

  1. DESTILAÇÃO SIMPLES DA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ALCOOL

A destilação é um dos métodos mais utilizados quando trata-se da separação de uma mistura homogênea, baseando-se na diferença da temperatura de ebulição das substâncias presentes na mistura. Existem alguns métodos para separação de misturas como a filtração a vácuo, utilizada em misturas heterogêneas entre sólidos-líquidos e a catação e a peneiração, utilizadas para separar misturas heterogêneas entre sólidos-sólidos. Os métodos mais utilizados para separação de misturas homogêneas são a destilação simples e a destilação fracionada.

A destilação simples consiste na separação de misturas homogêneas entre sólidos-líquidos, baseando-se no fator de que o líquido é volátil e evapora, e o sólido não volátil não evapora. Entretanto, em nosso experimento utilizou-se a destilação simples, para separar liquido- liquido, pois a mistura contava apenas com dois líquidos com pontos de ebulição bem diferentes, o que proporcionou o uso da mesma. Pode-se observar a técnica de destilação simples na imagem abaixo.

 

Figura 01- Aparelhagem utilizada para Destilação Simples.

[pic 3]

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/destilacao-simples.html

A imagem mostra a aparelhagem que é utilizada para realização da destilação simples. Primeiramente a mistura que se quer separar é colocada no balão de destilação, este é colocado sobre uma tela de amianto e aquecida pelo bico de Bunsen, ou então, sobre uma manta elétrica. Um termômetro é colocado no balão de destilação juntamente com uma rolha, a fim de impedir a saída de vapor. Um condensador é acoplado no balão de destilação, neste condensador são colocadas as mangueiras de entrada de água fria e saída de água quente, um béquer ou erlenmeyer é colocado na extremidade do condensador para recolher o líquido destilado.

Quando a mistura colocada dentro do balão de destilação começa a ser aquecida alcançando o ponto de ebulição da substância líquida desta mistura esta vira vapor, por ser volátil, o vapor passa pela única extremidade aberta que é onde o condensador é acoplado. Quando o vapor entra no condensador este entra em contato com as paredes do mesmo, resfriadas por conta da água fria que passa constantemente pelo condensador e é retirada pela outra mangueira. Quando o vapor entra em contato com o condensador está se condensa e virá líquido novamente, passando pelo mesmo e sendo armazenada dentro do béquer ou erlenmeyer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (348.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com