TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXICOLOGIA DE PLANTAS MEDICINAIS

Por:   •  14/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 21

Bruna Regina Ramalho Andrade¹ B55EDA – 2

Camila de Sena Naujales¹ B41CHG – 1

Daiane Cristine Sabadini¹ A7833I – 2

Elaine Riberio da Silva¹ B47BJC – 0

Erika Helena Ferreira¹ B159JJ – 6

Liliane Ribeiro Souza¹ B53544 – 0

Monise Cristina da Silva¹ B53358 – 7

 Nathieli Iamarino dos Santos¹ B409GH – 4

Quiteria Aguida Beserra da Silva¹ B409IB – 0

Renata Marques¹ B56918 – 2

Rita Aparecida Pereira ¹ B230JE – 1

1. Acadêmico do Curso de Farmácia da UNIP

Disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

Professora: Patrícia Fonseca

TOXICOLOGIA DE PLANTAS MEDICINAIS

           RESUMO

Plantas medicinais utilizadas em medicamentos é um xenobiótico, isto é, um produto estranho ao organismo introduzido com finalidade terapêutica em certas dosagens. A utilização de plantas medicinais para tratamento de doenças é uma das formas mais antiga de pratica medicinal. Atualmente se tem o apelo da mídia pelo uso de plantas medicinais. Entretanto não a respeito para o uso de fitoterápicos, e com o aumento do consumo está representando cada vez mais um risco para a saúde humana. Seu uso indiscriminado acarreta em sua biotransformação que são metabolitos potencialmente tóxicos, seus efeitos podem ser imediatos e facilmente correlacionados com tua ingestão ou efeitos que se instalam ao longo prazo e de forma assintomática, como os carcinogênicos, hepatotóxicos e nefrotóxicos.

Palavras chaves: Plantas, medicamentos, tóxicos

ABSTRACT

Medicinal Plants used in medicines is a xenobiótico, that is, a product to foreign body introduced with therapeutic purposes in certain dosages. The use of medicinal plants for the treatment of diseases is one of the most ancient of medical practice. Currently it has the appeal of media by the use of medicinal plants. However, he did not relate to the use of phytotherapeutic, and with the increase in consumption is representing each time more a risk to human health.

Keywords: Plants, medicines, toxic

INTRODUÇÃO

Todas as substâncias tóxicas produzem seus efeitos alterando as condições fisiológicas e bioquímicas normais das células. Alguns compostos do tipo ácido e base atuam indistintamente sobre qualquer órgão, causando irritação e corrosão nos tecidos de contato. Outros compostos são mais seletivos no seu modo de ação e causam danos a um tipo de órgão ou estrutura, chamado estrutura-alvo, sem lesar outros. Assim para caracterizar o potencial de perigo de um agente químico é necessário conhecer-se não apenas que tipo de efeito produz e a dose necessária para produzir este efeito, mas também considerar as informações sobre o agente, a exposição e a cinética no organismo, os fatores mais importantes que influenciam a toxicidade em relação à situação a um local específico são as vias de administração, a duração e frequência da exposição (dose ou a concentração). A relação entre a dose de uma substância química (variável dependente) e a resposta produzida (variável independente) segue um padrão previsível.

 À medida que a dose de um tóxico aumenta, o mesmo acontece com a resposta. Para a maioria das substâncias tóxicas, em quantidades muito baixas, não haverá nenhum efeito toxico detectável, em grandes quantidades vai provocar respostas biológicas cada vez mais severas, até um nível máximo de danos serem atingidos. Há milhares de anos, o homem vem utilizando os recursos da flora no tratamento de diversas patologias. Foi através da observação e da experimentação pelos povos primitivos que as propriedades terapêuticas de determinadas plantas foram sendo descobertas e propagadas de geração em geração, fazendo parte da cultura popular. Essas plantas medicinais são encontradas em todos os lugares.

 Em cada região tem um chá para tratar vários males, e o uso discriminado dessas plantas pode causar vários efeitos tóxicos, desde cefaléia até a morte. A orientação da população e muito importante para que use os fitoterápicos com racionalidade, uma planta aparentemente inocente pode ser muito toxica. Nesse estudo selecionamos alguns exemplos de plantas que são usadas como remédios caseiros, todavia muitos que a usam desconhecem seus efeitos tóxicos.

Schinusterebinthifolius

Família Botânica: Anacardiaceae

Nome popular: Aroeira

Características botânicas

Árvore de 3 a 15 m de altura, dotada de copa arredondada. O tronco geralmente é curto e tortuoso, com casca externa grossa e fissurada, de coloração cinza escuro a preta, e casca interna avermelhada e com forte aroma. As folhas são compostas, alternas, imparipenadas, membranáceas e verde-escuras. Possuem pecíolos alados, com ápice agudo, base assimétrica e nervura central proeminente na face inferior e bordos. É planta pioneira, heliófila, comum em beiras de rios, córregos e em várzeas úmidas, mas cresce também em solos secos e pobres. As flores branco-amareladas são glabras e reunidas em panículas terminais. Floresce de setembro a dezembro. Os frutos são drupas globosas, lisas, com pericarpo papiráceo-quebradiço, de coloração avermelhada.

Usos

Medicinal

Apícola: As flores da aroeira possuem um grande potencial de fornecimento de pólen e néctar, pois o mel dela produzido é de excelente qualidade.

Brotos novos e casca do caule contra odontalgia (dor de dente). O banho das folhas também é recomendado como anti-séptico.

Toxicidade

Cuidado no uso interno, pois a Schinusterebinthifoliuspossue taninos que se complexa com as enzimas do trato digestivo.


           Efeitos Colaterais

Doses de 1 g de Schinusterebinthifoliuscausam a náusea, vômito, ou a constipação possivelmente causando impactações. Danos hepáticos podem ocorrer se muitos dos taninos forem absorvidos.

Rhamnuspurshiana

Nomes populares: Cascara Sagrada também conhecida como Casca de Chittem e Espinheiro.

Características botânicas

Uma planta americana, nativa da região do Oregon, nos Estados Unidos. Muito conhecida por sua função depuratória, essa planta é utilizada no mundo inteiro como laxante, sendo famoso seu uso no combate à constipação intestinal, não apenas pela população europeia, mas também em outras regiões do mundo.

Usos

Medicinal

Sendo muito eficaz na limpeza do cólon, seu uso é garantido pelos milhares de anos de experiência das populações nativas de seu local de origem. O que faz da Cascara Sagrada uma planta muito especial é que ela não deixa o organismo habituado. Você pode utilizá-la uma vez ou outra, de acordo com as suas necessidades, sem que precise ir aumentando a dosagem consumida. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (574.7 Kb)   docx (387.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com