TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXINA DA SÍNDROME DO CHOQUE TÓXICO

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 9

ESTUDO DIRIGIDO_PARTE 2 – FISIOPATOLOGIA III

  1. Uma menina de cinco anos de idade queixa-se de dor de ouvido há dois dias. Ao exame, sua temperatura é de 39ºC, o canal externo direito contém sangue ressecado, o tímpano encontra-se perfurado e observa-se pequena quantidade de fluido purulento. A coloração de Gram do pus revelou diplococos gram-positivos. As colônias exibiram hemólise verde (alfa) em ágar sangue. O crescimento foi inibido por optoquina. Qual o diagnóstico?

  1. Otite média causada por Streptococcus pneumoniae.
  2. Otite média causada por Streptococcus pyogenes;
  3. Otite média causada por Staphylococcus aureus;
  4. Otite média causada por Haemophilus influenza.
  1. Uma mulher de 25 anos encontrava-se saudável até a súbita manifestação de febre alta (temperatura, 40ºC), acompanhada por várias lesões cutâneas púrpuras (equimoses, púrpuras e petéquias). As lesões são distribuídas por todo o corpo, exibem forma irregular e não são elevadas. Sua pressão arterial é 60/10 e sua frequência cardíaca é 140. A hemocultura apresentou crescimento de diplococos gram-negativos. Qual o diagnóstico mais provável?

Meningococcemia causada por Neisseria meningitidis. A endotoxina (LPS) do organismo desencadeia a liberação de interleucina-1, fator de necrose tumoral e óxido nítrico por macrófagos, responsáveis pela febre alta e pressão arterial baixa. As lesões purpúricas são uma manifestação de coagulação intravascular disseminada (CID). A endotoxina ativa a cascata de coagulação, causando CID. O lipídeo A é a porção tóxica do LPS.

  1. Um homem de 20 anos caiu de sua motocicleta e sofreu uma fratura múltipla do fêmur. A fratura foi reduzida cirurgicamente e o ferimento debridado. Após quarenta e oito horas, ele apresentou febre (temperatura, 40ºC) e o ferimento tornou-se necrótico. Foram observados crepitação e um odor fétido originado do ferimento. Anemia acentuada e uma contagem de leucócitos de 22.800 foram também verificadas. A coloração de Gram do exsudato revelou bacilos gram-positivos grandes. Colônias desenvolveram-se em ágar sangue incubado anaeróbia, mas não aerobiamente. Qual o possível diagnóstico?

Gangrena gasosa (mionecrose) causada por Clostridium perfringens. O principal fator de virulência produzido por esse organismo é uma exotoxina que consiste em uma lecitinase. Ela causa necrose de tecidos e lise de hemácias (causando anemia hemolítica). Os esporos do organismo localizam-se no solo e penetram no sítio do ferimento. Um exsudato fétido é característico de infecções causadas por bactérias anaeróbias.

  1. Um homem de 40 anos com febre baixa e suores noturnos nas últimas quatro semanas apresenta fadiga crescente e dispneia atualmente. Ele alega ter dificuldade para subir um lance de escadas em seu apartamento. O histórico passado pertinente inclui febre reumática aos 15 anos de idade e a extração de dois dentes do siso cerca de três semanas antes do início dos sintomas. Não foi administrada quimioprofilaxia por ocasião das extrações. Não há histórico de uso de fármacos injetáveis (drogas de abuso). Sua temperatura é de 38,5ºC e um alto murmúrio holossistólico pode ser auscultado sobre o precórdio. Seu baço é palpável. Está anêmico e sua contagem de leucócitos é de 13.500. As hemoculturas apresentaram crescimento de cocos gram-positivos em cadeias, que produzem hemólise verde (alfa) em ágar sangue. O crescimento não é inibido por optoquina. Explique:
  1. O que é a febre reumática? Qual acontecimento a antecede?
  2. Por que faz-se quimioprofilaxia com ATB antes de cirurgias dentárias?
  3. Qual o diagnóstico? Justifique.

Endocardite bacteriana subaguda causada por um dos estreptococos do grupo viridans. Os achados laboratoriais são também compatíveis com Enterococcus faecalis, porém o histórico de cirurgia odontológica torna os estreptococos do grupo viridans (S. mutans) uma causa mais provável. A endocardite causada por E. faecalis está associada à cirurgia do trato GI ou GU.

  1. Os efeitos da endotoxina incluem cada uma das alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE:

(A) Opsonização;

(B) Febre;

(C) Ativação da cascata de coagulação;

(D) Hipotensão.

  1. Relacione:

(A) Toxina diftérica

(B) Toxina tetânica

(C) Toxina botulínica

(D) Toxina da síndrome do choque tóxico

  1. Causa paralisia por bloquear a liberação de acetilcolina. C
  2. Inibe a síntese proteica por bloquear o fator de elongação 2. A
  3. Estimula células T a produzirem citocinas. D
  4. Inibe a liberação de neurotransmissores inibitórios, causando espasmos musculares. B

  1. Cada um dos agentes a seguir é uma causa reconhecida de diarreia, EXCETO:

               (A) Clostridium perfringens        (B) Enterococcus faecalis

               (C) Escherichia coli                      (D) Vibrio cholerae

  1. Seu paciente apresenta endocardite bacteriana subaguda causada por um membro do grupo viridans de estreptococos. Qual dos sítios a seguir listados é a fonte MAIS provável do organismo?

               (A) Pele        (B) Cólon          (C) Orofaringe          (D) Uretra

  1. Uma cultura de lesões cutâneas de um paciente com pioderma (impetigo) revela numerosas colônias circundadas por uma zona de beta-hemólise em uma placa de ágar sangue. Um esfregaço submetido à coloração de Gram revela cocos gram-positivos. Se observasse um teste de catalase negativo, qual dos seguintes organismos seria MAIS provável de isolar?

            (A) Streptococcus pyogenes                        (B) Staphylococcus aureus

            (C) Staphylococcus epidermidis                   (D) Streptococcus pneumoniae

  1. O teste de coagulase, no qual as bactérias promovem a coagulação do plasma, é utilizado para diferenciar:

(A) Streptococcus pyogenes de Enterococcus faecalis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (422.3 Kb)   docx (273.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com