TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes de teor de cadmio e chumbo em chás

Por:   •  16/10/2015  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, uma das principais onts de exposição humana tem sido a contaminacao de alimentos por metais pesados. Com o objetivo de divulgar os teores de contaminantes em alimentos, foram criados diversos programas que visam monitorar a contaminação nos mesmos. Podemos encontrar metais pesados como cadmio e chumbo em diversos tipos de chás, e isso ocorre por diversas fontes de contaminação, como por exemplo, a contaminação dos solos por uso excessivo de fertilizantes.

Existem alguns testes para avaliar a qualidade das plantas, que vai desde teor de umidade, até presença de metais pesados

Caso os órgãos da propria planta apresentem algum tipo de adulteração nas mesmas, sao classificados como impurezas.

Outra forma de contaminação dos chás, é através do vasilhame onde o mesmo é preparado por infusão. O recipiente muitas vezes contém metais pesados, e esses metais contaminam os chás durante a infusão dos mesmos.

A intensidade da contaminação de plantas medicinais com chumbo e cadmio depende de diversos fatores, entre eles, o uso de fertilizantes e herbicidas durante o plantio e também, a poluição atmosférica, concluindo que os niveis mais elevados de contaminação por Pb e Cd vem desses fatores.

Através de estudos realizados por espectrometria,de absorção atômica, foi confirmado que o cadmio apresenta extração quantitativamente maior que o chumbo.

Nao existem teores máximos permitidos de metais pesados nos chás pela legislação brasileira, sendo assim, o estudo desse artigo compara os resultados com os niveis permitidos de chumbo e cadmio com os de refrescos e refrigerantes, de acordo com a portaria numero 685 de 1988 da ANVISA, pelo decreto numero 55.871.

Os materiais utilizados no trabalho são chás não-industrializados e industrializados, sendo eles chá de camomila e chá de erva-mate. Foram realizadas amostras de chá por me´todo de infusão e nas plantas após a ingestao acida, subdividindo os grupos. O metodo utilizado para esse estudo foi o de espectrometria de absorção atomica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com