TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SOC Filme Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 2

1. Descreva o ambiente onde a trama ocorre.

A trama ocorre em uma escola do tipo internato, onde os alunos, somente meninos, se preparam para entrar em faculdades renomadas dos Estados Unidos. A escola, tradicional prega quatro fundamentos (pilares), que eles dizem ser fundamentais, sobre seus alunos: tradição, honra, disciplina e excelência.

2. Procure identificar como o conceito de “Dogmatismo”, apresentado no texto “O conhecimento”, aparece no filme.

O conceito de dogmatismo apresentado no texto aparece no filme claramente nos pais dos meninos da trama e principalmente no internato em que eles estão inseridos. Pelos pais, podemos ver que o que filme ilustra muito bem uma família patriarca, que pressiona seus filhos achando que o único jeito de de terem um futuro e serem felizes em suas vidas é por meio da disciplina escolar e da rigidez empregada pela escola, impondo à seus filhos a carreira que eles desejam. Já a escola, claramente prega um sistema de educação tradicional, conservador, onde os alunos não tinham a chance de alimentar fantasias e possam sonhar com algo mais além do futuro de suas carreiras.

3. Como a ideia de “reconstruir o caos”, apresentada no texto “O conhecimento”, aparece no filme.

A ideia de “reconstruir o caos” aprece quando o professor Keating, que é ex-aluno da escola, através de suas aulas de literatura inglesa, apresenta aos alunos uma nova forma de ensinar e de enxergar suas vidas. Podemos observar no filme, com clareza, que quatro meninos “reconstroem o caos” em suas vidas ao contradizer seus pais e seus medos. O mais marcante deles é Neil, que contradiz seu pai ao atuar em uma peça de teatro, que era o que realmente o fazia feliz, porém, seu pai, muito autoritário, o proíbe, ditando o futuro do próprio menino, decidindo coloca-lo em uma escola militar. Muito pressionado, Neil vê que não há outra saída além da morte, e se suicida.

4. No texto sobre o conhecimento, lido em sala, verificamos que o conhecimento está estreitamente ligado ao poder e possibilita a transformação da realidade. Como essa afirmação pode ser relacionada ao filme?

Essa afirmação se relaciona com o filme principalmente quando os alunos que se libertaram das “vendas” impostas pelos pais e a escola, veem que a vida é única e deve ser vivida intensamente (o principio do carpe diem), ou seja, o conhecimento proporcionado pelo professor Keating os levou a esse poder de enxergar a vida de outras perspectivas, o que mostra na ultima cena do filme, onde os alunos que sobem na carteira são ilustrados como os que possuem o conhecimento da vida, já os que permaneceram sentados, foram dominados pelos dogmas impostos pela escola e seus pais. Esse poder que futuramente os fará ser algo mais do que profissionais capacitados, podendo compreender a vida principalmente, isto é, transformando sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com