TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DO FILME NELL

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.533 Palavras (15 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO DO FILME NELL

O filme relata a história de uma com aproximadamente 30 anos de idade, onde ela foi criada longe da civilização e de toda a sociedade, embora tenha sido criada apenas por sua mãe e ter convivido apenas algum anos com sua irmã, algo entorna de seis anos e assim Nell permaneceu intocada pela sociedade, sendo julgada de selvagem pelo seu modo de falar, de viver e se é possível dizer de tentar conduzir sua vida.

Nell tinha dificuldades de lidar com aquelas pessoas, pois ela só teve convivência com sua mãe e sua irmã falecida aos 6 anos de idade, sua mãe sofria de uma doença chamada de AVC, ela ficou com uma paralisia facial e Nell tinha que cuidar de toda em sua casa.

Em pouco tempo ela se transformou em um mistério para a medicina e para os especuladores, que pensavam que ela tinha algum tipo de distúrbio mental, por apenas apresentar um modo de estranha ao falar.

Nell foi descoberta logo após o falecimento de mãe, e ela passou a ser um objeto de estudo para o Dr. Lovell e pela a Psicóloga Dr.ª Paula Olsen, os começaram a observá-la para tentar descobrir se havia mesmo algo distúrbio mental, descobrir sobre seus costumes e suas limitações mais complexas. Assim todos achavam que Nell não podia viver sozinha na floresta, pensavam que o melhor para Nell era ser internada em um hospital psiquiátrico, no entanto o Dr. Lovell foi contra este procedimento, pois ao tentar um convívio com Nell ele passou a perceber que ela era independente na sua maneira de enxergara vida. Pois bem, Nell se tornara também uma lição de vida para muitas pessoas, assim ela demonstrou que em meio a sua simplicidade sabia viver muito e ainda aprender.

Nell tinha medo de estranhos, do dia, da rua, de barulhos, de tudo que fosse fora de seu ambiente comum. Mas, contudo essa era a vida que ela foi acometida a viver e ela foi condicionada a falar dessa forma, logo devido à limitação de sua mãe e como fora a única pessoa com quem teve contato e foi a qual aprendeu a se comunicar, erra como se elas tivessem um dialeto próprio.

Um diálogo que poucos entendiam, mas que para ela era o essencial para sua sobrevivência, com o tempo e a ajuda do Dr. Lovell e da Dr.ª Paula foi se habituando a sociedade, com o sol, com o barulho, com as pessoas. Nell passou a ensinar também sobre a simplicidade, tomou a frente de sua própria vida.

Lutou por sua escolha e por sua liberdade perante um tribunal, perdeu o medo e aprendeu a falar de modo que todos entendessem, foi um trabalho árduo, mas muito gratificante Nell não era e nunca foi doente, tampouco tinha problemas mentais, apenas vivia o que apredendeua viver, falava como aprendeu a falar.

Depois de passados os três meses estipulados pelo juiz chegam o dia da decisão sobre quem cuidará de Nell, enquanto todos achavam que ela não seria capaz de se cuidar sozinha, ele se levanta e pede para o Dr. Lovell “traduzir” a sua fala e começar a própria “defesa”. Demonstrando  todo o carinho, medo, angústia e vontade, mostra que está em pleno gozo de suas faculdades mentais e poderia se cuidar sozinha, era solitária sim e possuía suas individualidades, assim como todos nós.

Vemos a todo tempo pessoas que possuem necessidades especiais e se deparam com as dificuldades de dia a dia, como os “cadeirantes” que não encontram calçadas facilitadoras de seu acesso às ruas, como os deficientes visuais que raramente encontram textos em Braille. Estas pessoas desenvolvem hábitos para se adequarem à realidade encontrada. Muitos na são compreendidos e são ainda discriminados pelos membros da sociedade em geral, que não entendem as dificuldades e obstáculos enfrentados por um portador de necessidades especiais.

Esse filme com personagem Nell nos ajuda a ver um pouco da realidade das pessoas que, alem de conviver com uma necessidade especial, têm que enfrentar a indiferença de uma sociedade preconceituosa e etnocêntrica

EXPERIÊNCIAS ATÉ SER ENCONTRADA

Todo o que ela havia aprendido havia sido reforçado pela sua mãe, foi condicionada a simplicidade e falácias mal formadas. Aprendemos por tanto, que o meio em que vivemos influência em questões de sobrevivência, civilização e costumes, o meio em que se vive também modifica nossa forma de apresentar algo ou pensar sobre algo.

Cada ser possui uma subjetividade e um modo de aprender, Nell surpreendeu também pela sua capacidade de aprender, após a vida adulta, aprendeu a falar a nova língua, fazer amigos, andar na rua e toda essa nova aprendizagem foram adquiridos através de imitação e reforço de estímulos.

No caso de Nell verificou-se sinais a princípios de medo, um pouco de violência e nervosismo, e de fobia social, por ter vivido sem nenhum tipo de conhecimento universal, ela era delimitada, porem suas limitações foram superadas, pelo poder da mente humana que pode reverter sintomas de má aprendizagem, traumas e limitações psíquicas e cognitivas.

Nell foi capaz de aprender uma nova linguagem, o inglês correto, foi capaz de se socializar e fazer novos amigos, mas com tudo era feliz dentro do contexto da sua simplicidade. Aprendemos então que o é introduzido um individuo, influência muito em como esta vai reger a sua vida.

É possível fazer uma analise da linguagem, segundo Vygotsky, unificando o dueto pensamento linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos. No filme, Nell expressava seu pensamento, baseada nos símbolos que rodeia e na linguagem de mãe.

Destaca, também, a questão investigativa: do Dr. Lovell e da Dr.ª Paula, partem de bases diferentes para pesquisar o problema de Nell. Ele, mais humano, tem métodos distintos e ela, mais experimental, usa outros. A dimensão qualitativa se manifesta quando os dois reinventam seus métodos de observação e aproximação, chegando até certo ponto a um denominador comum.

É possível, ainda, citar Piaget quando se percebe que a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com abjetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estrutura mental e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo interação organismo- meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida. No caso de Nell apesar do seu círculo de relacionamentos sociais serem restritos, ainda assim resguardou sua capacidade humana de reflexão e organização interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com