TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do filme eu, mamãe e os meninos

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Vygotski, o ser humanos possui um funcionamento psicológico que se desenvolve a partir das relações entre o individuo e o meio externo, não deixando de ser um individuo histórico que se desenvolve em um ambiente essencialmente social, para que haja o desenvolvimento o individuo precisa interagir com o meio em que vive, tendo acesso a instrumentos, sendo eles físicos ou simbólicos.No processo de desenvolvimento as relações são mediadas ou por pessoas ou pelos objetos.

Para Vigotsky a consciência se dá através da internalização, constitui a subjetividade do individuo onde a linguagem possui um fator principal na formação do sujeito, tem origem na formação social, este em constantes transformações, e é mediada por emoções, sentido e significados. A consciência pode ser definida como um entrelaçamento dos sistemas reflexos (espelho).

Sistemas reflexos são as repetições do que aprendemos nossos sentimentos pessoais não somente um comportamento mecanicista ou biológico, ele é também mediado pela nossa construção na sociedade, ou seja, pela nossa interação social através da Zona de Desenvolvimento Proximal.

A relação entre homem e mundo, é mediada por sistema de símbolos, por exemplo, a linguagem, que é constituída por um conjunto de símbolos, para compreendermos o mundo, nos proporcionando uma capacidade maior de apreensão do mundo externo. A consciência é constituída por signos, que por sua vez é criado culturalmente com o objetivo de dar sentidos a alguma “coisas”.

Portanto a consciência é um mecanismo que filtra o mundo, tornando possível a atuação do sujeito que filtra a realidade e a modifica. A consciência refletiria a realidade sobre a realidade de si mesma.

Com relação ao filme “Mamãe Eu e os Meninos” a construção da personalidade “menina” se deu através das relações com as mulheres de sua família, principalmente a mãe,em uma cena Guillaume conta que: “A primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando eu tinha quatro ou cinco anos. Elas nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo: Meninos e Guillaume, está na mesa!”. Nesta cena se percebe que a mãe via seu filho como uma “FILHA”  e que este perfil FEMININO foi estimulado por ela durante todo o tempo, onde a princípio Guillaume achava engraçado imitar vozes e comportamentos femininos.Mesmo seu pai e seus irmãos não aceitando seus comportamentos femininos, acabavam excluindo-o de esportes para “homens”, reafirmando ainda mais essa personalidade.

     O personagem Guillaume e sentia um amor, e uma admiração muito grande por sua mãe, e por ela ser extremamente dominadora e controladora, ele acabava aceitando à identidade imposta, por mais que se sentisse confuso sobre sua sexualidade, como podemos citar a cena em que  a mãe convida a todos para sentar-se a mesa, chamando assim os “meninos e Guillaume”.

   Ao longo dos anos sua identidade foi construída como homossexual, afinal todos o rotulavam como tal, chegando até a buscar relações com outros homens, até que conheceu uma mulher e se apaixonou, colocando sua sexualidade em conflito, ao descobrir sua verdadeira identidade.

Apesar de suas duvidas e inseguranças, Guillaume consegue compreender que possuir algumas características femininas, em nada interfere na sua preferência sexual, estes atributos apenas foram estabelecidos por uma sociedade machista e tradicionalista.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com