TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turnover em redes de farmacias

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.732 Palavras (19 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 19

1 TEMA

MOTIVAÇÃO

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A motivação como forma de redução do Turnover na rede de Farmácia Edson de Aracaju.


2 INTRODUÇÃO

Motivação é um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta de um indivíduo, sendo um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Segundo Chiavenato, motivação “É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento especifico. Esse impulso pode ser provocado por um estimulo externo e pode está bem sendo gerado internamento nos processos mentais do indivíduo”. A motivação, e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nas organizações. A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso.

A motivação é uma caracteristica individual, mas ela pode se desenvolver tanto a partir do funcionário (por exemplo, personalidade), como de condiçoes ambientais. As tentativas das organizações no sentido demelhorar a motivação da mão-de-obra têm ocorrido por meio de intervenções no ambiente, em vez da seleção individual. Teoricamente, é possivel avaliar a motivação em candidatos a um emprego e contratar aqueles que a possuam em maior nível. Contudo, os psicologos organizacionais têm direcionado sua atenção durante os processos de seleção para a avaliação de habilidades, em vez de para a motivação. Na busca da melhoria da motivação, a preocupação tem-se voltado inicialmente para a estrutura dos trabalhos, para programas de incentivos ou para projetos de tecnologia.

Mesmo a motivação sendo tão individual, assim como a personalidade e o comportamento humano, certos princípios e teorias motivacionais possibilitam ter uma compreensão e previsão mais ampla das reações das pessoas ao realizar uma tarefa. Líderes devem mostrar-se hábeis para conduzir processos multidisciplinares e deles participar visto que demandam poder de abstração, análise e síntese. Os lideres são importantes no processo da motivação, pois possuem habilidades em detectar a variação do desempenho dos colaboradores quando estes condizem à motivação, pelo próprio poder de apreciação que eles têm.

Dentro das organizações, há diversos fenômenos que são estudados, como motivação, produtividade, qualidade de vida, entre outros. Dentre esses fenômenos encontra-se o turnover denominado como rotatividade e traduz, na verdade, o percentual de substituição que uma empresa possui e serve como indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.

Os colaboradores de uma organização detêm o conhecimento das rotinas de trabalho, o que a empresa produz ou quais serviços ela presta e, após algum tempo na mesma empesa, esses profissionais passam a dominar essas atividades e a desempenha-la sem maiores problemas. Quando alguém da equipe sai, as atividades sofrem mudanças que em maior ou menos grau afetam a organização. Assim como um motor que para de funcionar caso alguma engrenagem se deteriore, a empresa também sente essa saída.

Tecnicamente o alto Turnover pode ser ocasionado por vários fatores dentre eles: recrutamento e seleção com problemas; baixo comprometimento organizacional com problemas; politica interna de pessoal com falhas em alguns ajustes; remuneração inadequada; benefícios insuficientes ou mal empregados; mercado de trabalho aquecido.

Para alguns profissionais uma alta rotatividade entre vários trabalho é até positivo para seu “encarreiramento”. O mesmo pode não ocorrer do ponto de vista da empresa, que precisa analisar com cuidado e metas porque seus colaboradores estão saindo do seu ambiente com tanta intensidade.

Conforme Chiavenato (2005), a rotatividade de pessoal é o resultado da saída e alguns funcionários e a entrada de outros para substituí-los no trabalho. Para o autor rotatividade nada mais é o que o fluxo de pessoal na organização. Para cada saída de funcionário, ocorre uma reposição. Há dois tipos de desligamento: por iniciativa do funcionário ou por iniciativa da organização. O autor ainda saliente que o desligamento por iniciativa do funcionário ou por iniciativa do funcionário acontece por razões pessoais ou profissionais do empregado, levando-o a encerrar o contrato de trabalho com a organização. O desligamento por inciativa da organização surge quando a organização demite um funcionário, o que pode acontecer por diversos motivos como: funcionário mal selecionado, substituição ou redução do quadro funcional.

A presença do líder dentro de uma organização tem papel importante no trabalho exercido pela organização para almejar a motivação da equipe de trabalho. Portanto, a motivação é uma das principais responsabilidades do mesmo. Ao líder cabe identificar todas as necessidades peculiares de cada colaborador no sentido de identificar a melhor forma decompor a motivação necessária para aperfeiçoar o desempenho individual e consequentemente de toda equipe de trabalho. Os lideres devem estar habilitados em como vão incentivar a motivação para que todos possam atingir as metas organizacionais com eficácia. Se cada componente da equipe sentir-se motivado, à vontade para tratar de diversos assuntos entre os participantes com sua própria liderança, as correções do percurso serão feitas e encaradas com naturalidade e empenho.

 

Dada à dimensão desse acontecimento em nível estatual e nacional e porque não dizer em nível mundial, e ainda levando em consideração a importância de explorar o fenômeno motivação x Turnover na Farmácia Edson, na cidade de Aracaju, faz-se necessário estuda-lo identificando características fundamentais. No entanto qual o papel da motivação no ambiente de trabalho para na redução do Turnover da Farmácia Edson?


3 QUESTOES NORTEADORAS

Como desdobramento da questão que norteia o desenvolvimento deste trabalho, originam-se as seguintes questões:

  • Quais fatores motivacionais utilizados pela empresa auxiliam a redução do Turnover na Farmácia Edson?
  • Quais os desafios que a Farmácia enfrenta para a redução do índice do Turnover em sua empresa?
  • Quais os impactos do Turnover nas finanças da Farmácia Edson?

4 OBJETIVO

4.1 OBJETIVO GERAL

Entender os impactos da motivação na redução do Turnover na empresa Farmácia Edson.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Verificar como a motivação reduz o índice de rotatividade de pessoal na organização.
  • Identificar as principais causas do Turnover dos funcionários da Farmácia Edson.
  • Diagnosticar as conseqüências do Turnover para as organizações.


5  JUSTIFICATIVA

Justifica-se, o estudo de caso em questão pela relevância do Capital Intelectual e Humano no cenário global contemporâneo e não seria diferente na Empresa Faramcia Edson, na cidade de Aracaju. Percebendo essa importancia, objetiva-se com a presente pesquisa entender de que forma a motivação está ligada ao indice de Turnover e assim obter respostar para asua diminuição. O alto índice de turnover acarreta para as organizações improdutividade, dificuldade de seleção de profissionais qualificados, custos com treinamento e desenvolvimento dos novos colaboradores, além de afetar o clima organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com