TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA AO HOSPITAL DA MULHER

Por:   •  27/9/2018  •  Seminário  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
ESTÁGIO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

VISITA AO HOSPITAL DA MULHER

Daniella Patrícia Brandão Silveira

O Hospital da Mulher é um hospital de média e alta complexidade, de responsabilidade do município de São Luís, voltado para o atendimento de mulheres, em sua maioria e cirurgias neurológicas em geral. Diante da complexidade, a unidade precisa de uma farmácia que atenda a necessidade em medicamentos e materiais. Desse modo, na primeira visita do Estágio de Assistência Farmacêutica foi supervisionada pela farmacêutica Samira Vidigal que apresentou o setor da farmácia de modo bastante receptivo.  

No Hospital da Mulher, diferentemente do HUMI, podemos perceber dois espaços da farmácia, a farmácia básica, onde é feita a dispensação dos medicamentos, e o setor de Dose Individualizada, de onde partem os medicamentos para todos os setores do hospital. Enquanto que no HUMI a Dose Individualizada é um espaço de intenso fluxo e preparação de kits para cada paciente, e que serão enviados as clínicas, no HM os medicamentos são dispensados a enfermeiros conforme solicitação, isso pode ser explicado até pela quantidade de técnicos e farmacêuticos que é bem menor no HM. Ao chegar no local de estágio me dirigi primeiramente à farmácia básica e um fato me chamou atenção, a farmácia estava aberta, com funcionários da limpeza lavando, entretanto todos os medicamentos estavam ali, expostos, armários abertos, sem um profissional farmacêutico ou técnico responsável; e só pra enfatizar o risco para a segurança dos medicamentos,  eu mesma abri a porta, entrei e falei com um dos funcionários que me direcionaram para a Dose individualizada, onde encontraria a preceptora.

Pude perceber, e com relatos da própria farmacêutica que a prática profissional no hospital é bastante burocrática e de muito serviço administrativo, que são extremamente necessários para o controle do estoque, da demanda. Pude perceber que no hospital da mulher, a Central de Abastecimento Farmacêutico funciona junto com o setor de Dose, que corresponde a apenas um espaço em que se armazena os medicamentos termolábeis, faz-se a distribuição para os postos das clínicas ou enfermarias, a dispensação e também é o espaço em que se mantém o estoque de medicamentos e matérias de uso clínico ou cirúrgico.

Diferente do que acontece no HUMI, o sistema do HM é mais simples, o controle do estoque é feito apenas com a secretaria municipal de saúde, para que a mesma possa fazer o planejamento dos medicamentos mais necessários e as quantidades em que devem ser enviados às unidades. O hospital não tem um sistema informatizado interno que identifique o uso dos medicamentos nos postos, associados aos pacientes. Existe sim o plano terapêutico de cada paciente internado, e existe um registro manual dos medicamentos e materiais que saem do setor, mas algumas solicitações, por vezes, não são cumpridas, como por exemplo a devolução das embalagens de esparadrapos e de alguns medicamentos ou soluções que são retirados, é uma regra acordada entre os profissionais, entretando não é bem cumprida, e como a própria farmacêutica afirma não dá para deixar de atender a próxima necessidade do enfermeiro por exemplo que precisa fazer um curativo ou aplicar determinada solução em prol da saúde do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (339.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com